UMA CONVERSA COM O PASSADO E UMA PROJEÇÃO DE FUTURO: HISTÓRIA,VERISMO E DISTOPIA EM JOGOS VORAZES
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14064Mots-clés :
distopia, história, literatura juvenil.Résumé
A literatura juvenil é recorrentemente apontada como gênero ligado à ideia de formação do jovem e marcado por incursões ao universo do maravilhoso e da utopia. Tais características são indiscutíveis, entretanto, enquanto arte, este gênero pode se abrir a outras formas de representação e de proposição estética que permitam distintas maneiras de recriação da realidade. Pautando-se neste argumento, objetiva-se, nesse estudo, analisar a obra Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, na perspectiva do novo verismo e da distopia. Essas categorias se entrelaçam ao longo da trilogia, formando a base sobre a qual se desenrola a trama, que apresenta uma complexa realidade projetada no futuro, mas que, ao mesmo tempo, traz ressonâncias do passado. A análise aqui pretendida busca observar como a obra trabalha alguns elementos da distopia e como projeta um diálogo, por vezes minucioso, com aspectos da história antiga e com as relações sociais e culturais vigentes.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.