ESTAGIAR: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA EM EVENTO

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DOI :

https://doi.org/10.48075/rt.v17i41.26846
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Mots-clés :

Estágio, Evento, Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Résumé

Relato analítico da criação e do desenvolvimento do ESTAGIAR – Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, evento anual promovido na Universidade Estadual de Londrina pelo Grupo de Pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa. Como inspiração e parceria de pensares ao longo desse processo, fundamentamo-nos principalmente em Nóvoa (1992) e Tardif (2006), quando olhamos para a formação de professores, em Pimenta e Lima (2008) e Zabalza (2014), ao refletirmos sobre questões gerais do estágio, e em Silva (2012) e Pietri (2018), quando procuramos adentrar nas especificidades do estágio de Língua Portuguesa e Literatura. A trajetória do ESTAGIAR até o momento, expressa nesse artigo, caminha no sentido de aprofundar questões do ensino dentro do estágio e de respondermos, como universidade, a essas questões – seja expondo experiências bem sucedidas, seja ajudando, em parceria com a escola, a trabalhar questões problemáticas. Ao mesmo tempo, entendemos que esse exercício de análise reforça o foco maior da trajetória acadêmica da Área de Metodologia e Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, a que pertencemos, de contribuir para a construção de um pensamento problematizador para as questões de ensino e formação de professores de Língua Portuguesa e Literatura.

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Recebido em 30-01-2021

Revisões requeridas em 31-03-2021

Aceito em 12-04-2021


Bibliographies de l'auteur-e

Núbio Delanne Ferraz MAFRA, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela UFJF (1986), especialização em Planejamento Educacional pela ASOEC (1991), mestrado em Educação pela UFF (1996) e doutorado em Educação, área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pela UNICAMP (2007), tendo cursado estágio pós-doutoral em Estudos Linguísticos, área de Linguística Aplicada, na UFMG (2013). É professor associado do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Especialização em Língua Portuguesa e na Licenciatura em Letras/Português. Tem experiência acadêmica na área de Linguística Aplicada, abordando principalmente os seguintes temas: multiletramentos, ensino de língua portuguesa e formação de professores.

Sheila Oliveira LIMA, Universidade Estadual de Londrina

Professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do CCH da Universidade Estadual de Londrina. Graduada e licenciada em Letras (1994), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (2001) e doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (2006), possui experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Formação do Leitor, Alfabetização, Letramento, Oralidade, Literatura e Infância, Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.

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Publié-e

01-06-2021

Comment citer

MAFRA, N. D. F.; LIMA, S. O. ESTAGIAR: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA EM EVENTO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 41, p. 112–122, 2021. DOI: 10.48075/rt.v17i41.26846. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/26846. Acesso em: 11 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Práticas de Estágio(s) em Discussão