ESTAGIAR: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA EM EVENTO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v17i41.26846Mots-clés :
Estágio, Evento, Ensino de Língua Portuguesa e LiteraturaRésumé
Relato analítico da criação e do desenvolvimento do ESTAGIAR – Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, evento anual promovido na Universidade Estadual de Londrina pelo Grupo de Pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa. Como inspiração e parceria de pensares ao longo desse processo, fundamentamo-nos principalmente em Nóvoa (1992) e Tardif (2006), quando olhamos para a formação de professores, em Pimenta e Lima (2008) e Zabalza (2014), ao refletirmos sobre questões gerais do estágio, e em Silva (2012) e Pietri (2018), quando procuramos adentrar nas especificidades do estágio de Língua Portuguesa e Literatura. A trajetória do ESTAGIAR até o momento, expressa nesse artigo, caminha no sentido de aprofundar questões do ensino dentro do estágio e de respondermos, como universidade, a essas questões – seja expondo experiências bem sucedidas, seja ajudando, em parceria com a escola, a trabalhar questões problemáticas. Ao mesmo tempo, entendemos que esse exercício de análise reforça o foco maior da trajetória acadêmica da Área de Metodologia e Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, a que pertencemos, de contribuir para a construção de um pensamento problematizador para as questões de ensino e formação de professores de Língua Portuguesa e Literatura.
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Recebido em 30-01-2021
Revisões requeridas em 31-03-2021
Aceito em 12-04-2021
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