A NOVA RELAÇÃO COM O SABER:TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

Autores

  • Francieli Motter Ludovico
  • Mirian Lígia Endo Karolesky
  • Beatriz Helena Dal Molin

Palavras-chave:

Nova relação com o saber, Tecnologia de Comunicação Digital, Rizoma.

Resumo


As Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) fazem parte do nosso cotidiano, e não há mais como negar a necessidade e envolvimento com tais recursos. Prensky (2001) explica que os estudantes de hoje, são nativos digitais, e por isso, pensam, processam informações e constroem conhecimentos de maneira hipertextual, diferentemente dos imigrantes digitais. Por isso todos os atores envolvidos com o processo de aprendência desses estudantes, como escola e professores, devem repensar suas práxis, e proporcionar a aprendência rizomática que aqui defendemos. A TCD trata-se de recursos estratégicos, não para substituir, mas para enriquecer e auxiliar a criar de situações de construção do conhecimento. No entanto, para que este uso faça a diferença, professores devem ser formados para saber como utilizá-los. Deste modo, o objetivo do presente artigo é refletir sobre a nova relação do saber, a partir do contexto hipertextual em que nos encontramos, e discutir sobre transformações necessárias para que a educação atinja seus objetivos. Abordar-se-á também, sobre a riqueza de diversificadas formas de comunicação escrita, oral ou audio visual, que a internet aliada as TCD tem possibilitado. Para a reflexão proposta, são chamados à discussão teóricos como Assmann (2000), Deleuze e Guattari (1996, 2000), Lévy (1994), Prensky (2001), Serres (2000), entre outros.

Downloads

Publicado

07-11-2014

Como Citar

LUDOVICO, F. M.; KAROLESKY, M. L. E.; DAL MOLIN, B. H. A NOVA RELAÇÃO COM O SABER:TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10694. Acesso em: 18 out. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: AS VÁRIAS LINGUAGENS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR