A NOVA RELAÇÃO COM O SABER:TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
Palavras-chave:
Nova relação com o saber, Tecnologia de Comunicação Digital, Rizoma.Resumo
As Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) fazem parte do nosso cotidiano, e não há mais como negar a necessidade e envolvimento com tais recursos. Prensky (2001) explica que os estudantes de hoje, são nativos digitais, e por isso, pensam, processam informações e constroem conhecimentos de maneira hipertextual, diferentemente dos imigrantes digitais. Por isso todos os atores envolvidos com o processo de aprendência desses estudantes, como escola e professores, devem repensar suas práxis, e proporcionar a aprendência rizomática que aqui defendemos. A TCD trata-se de recursos estratégicos, não para substituir, mas para enriquecer e auxiliar a criar de situações de construção do conhecimento. No entanto, para que este uso faça a diferença, professores devem ser formados para saber como utilizá-los. Deste modo, o objetivo do presente artigo é refletir sobre a nova relação do saber, a partir do contexto hipertextual em que nos encontramos, e discutir sobre transformações necessárias para que a educação atinja seus objetivos. Abordar-se-á também, sobre a riqueza de diversificadas formas de comunicação escrita, oral ou audio visual, que a internet aliada as TCD tem possibilitado. Para a reflexão proposta, são chamados à discussão teóricos como Assmann (2000), Deleuze e Guattari (1996, 2000), Lévy (1994), Prensky (2001), Serres (2000), entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.