PEDAGOGIA DA LEITURA: QUAIS AS TEORIAS SUBJACENTES?

Autores

  • SILVIO PROFIRIO DA SILVA

Palavras-chave:

Modelos teóricos, prática pedagógica, decodificação, especificidades, sentido.

Resumo

RESUMO: Neste estudo, colocamos em discussão as teorias subjacentes às práticas pedagógicas do ensino da leitura. O propósito, aqui, é refletir acerca das especificidades e particularidades dos modelos teóricos - Perspectiva do Texto, Perspectiva do Leitor e Perspectiva Interacionista, bem como do Modelo Ascendente e/ ou Bottom-up, Modelo Descendente e/ ou Top-down e o Modelo Interativo – que fundamentam o ensino dessa ferramenta linguística. Mais precisamente, nosso propósito, aqui, é demonstrar como tais modelos teóricos, mesmo possuindo alguns fatores que são objeto de crítica, constituem em teorias que carregam consigo aspectos relevantes a serem aplicados à prática pedagógica do ensino da leitura.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

DA SILVA, S. P. PEDAGOGIA DA LEITURA: QUAIS AS TEORIAS SUBJACENTES?. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 3, p. e10888, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO