ENSINO À DISTÂNCIA: O CURSO DE PEDAGOGIA DE NAVIRAÍ/MS EM FOCO

Autores

  • Marcia Campana Moessa Louro
  • Milene Bartolomei Silva

Palavras-chave:

Distance Education, Teaching and Learning, Teacher Training.

Resumo


O presente trabalho tem como objeto de estudo a Educação a Distancia no município de Naviraí/MS. O objetivo desse trabalho é abordar questões relacionadas ao processo de formação do pedagogo no Ensino à Distância (EAD). Foi realizado um levantamento bibliográfico a cerca dos teóricos que discutem a Educação à Distância dos cursos de Pedagogia, e aplicado um questionário com os docentes e discentes das instituições que oferecem o curso de Pedagogia à Distância. Metodologicamente recorreu-se a pesquisa qualitativa-descritiva. Percebemos que a EAD está se tornando uma oportunidade para as pessoas realizarem um curso de nível superior, visando que muitos não dispõem de tempo para cursarem uma universidade presencial. Ficou constatado por meio da análise de dados que a aprendizagem na EAD acontece de forma similar ao ensino presencial, pois sabemos que o professor é o mediador do ensino, ele tem o papel de explicar o conteúdo e tirar as dúvidas dos alunos, mas depende de cada educando o interesse em adquirir conhecimento e buscar meios diferenciados para que sua aprendizagem aconteça com êxito e assim se tornar um profissional qualificado para atuar na área da educação. O fato é que as instituições sejam elas, particulares, estaduais ou federais, está disponibilizando cada vez mais o ensino por meio da EAD em seus pólos e, dessa forma poder contribuir para a formação do cidadão na sociedade contemporânea.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

CAMPANA MOESSA LOURO, M.; BARTOLOMEI SILVA, M. ENSINO À DISTÂNCIA: O CURSO DE PEDAGOGIA DE NAVIRAÍ/MS EM FOCO. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 3, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11152. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO