AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL
Palavras-chave:
psicologia escolar/educacional – dificuldades de aprendizagem – práticas em psicologiaResumo
Uma das principais preocupações da psicologia escolar/educacional são as dificuldades ou problemas de aprendizagem. Não é um campo de atuação e estudos simples, apresentando dificuldades desde sua conceituação até os discursos medicalizantes e biologizantes que o permeiam no século XXI. Nosso trabalho de pesquisa bibliográfica tem como base uma perspectiva crítica, que se volta não somente ao indivíduo, mas também à instituição escolar e ao contexto no qual ela se encontra. Procuramos falar sobre as dificuldades de aprendizagem, com particular ênfase ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, e apontar possibilidades quanto a postura a ser adotada pelo profissional de psicologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.