SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE ENCONTRO DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Palavras-chave:
Escola, Língua, Variação Linguística.Resumo
ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE O ENCONTRO DE VARIEDADES LINGUÍSTICAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, SUAS MANIFESTAÇÕES NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS E OS ENCAMINHAMENTOS DADOS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS. PARTE-SE DO PRINCÍPIO DE QUE AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS DEVEM SER TOMADAS COMO CARACTERÍSTICAS IDENTITÁRIAS DOS ESTUDANTES, QUE, NO AMBIENTE ESCOLAR, CONVIVEM COM DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E LINGUÍSTICAS, INCLUSIVE COM AS NORMATIVAS. PRETENDE-SE AINDA DISCUTIR SOBRE A RELEVÂNCIA DO TRABALHO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO SENTIDO DE RESGATAR E PRESERVAR IDENTIDADES E, AINDA, DE COMPREENDER O MOVIMENTO DA LÍNGUA, CUJA DINAMICIDADE É ORIENTADA POR CONDICIONADORES DE ORDEM SOCIAL, CULTURAL, HISTÓRICA, ECONÔMICA E POLÍTICA. AS ANÁLISES SE DÃO SOBRE PROBLEMAS DE ESCRITA REGISTRADOS EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEXTOS PRODUZIDOS A PARTIR DO TRABALHO COM O GÊNERO OPINATIVO.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.