GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA ANÁLISE PAUTADA NO MÉTODO SOCIOLÓGICO
Resumo
Por meio desse artigo pretendemos analisar um texto do gênero artigo de opinião, recorrendo aos preceitos bakhtinianos no que se refere à ordem metodológica para o estudo da língua. Essa análise parte da seguinte indagação: como se revelam o conteúdo temático, o estilo e construção composicional no texto tomado para o estudo? Para respondê-la, subsidiaremo-nos em Bakhtin (2003) e Bakhtin/Volochinov (2004) a fim de inicialmente compreendermos os conceitos dialogismo, enunciado e gêneros do discurso. O enunciado em foco é “O Bolsa Família e a desestatização do serviço público” publicado no Jornal Gazeta do Povo, em 20/10/2013, no qual refletiremos sobre seu conteúdo temático, sua construção composicional e seu estilo. Entendemos que o reconhecimento desses elementos no estudo de um texto pode favorecer o ensino de língua, pois ao incitar os alunos a reconhecerem um gênero jornalístico essencialmente argumentativo, suas condições de produção, os papeis sociais dos interlocutores, suas marcas discursivas, estaremos proporcionando um ensino reflexivo e dialógico, facilitando o ensino-aprendizagem e, sobretudo, a produção textual/oral significativa de gêneros discursivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.