O ESTILO LINGUÍSTICO EM CONSIGNAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Produção Textual- Consignas- Estilo Linguístico- Séries iniciais.Resumo
A escrita é objeto de inúmeras pesquisas em nosso país. Contudo, embora muitos desses estudos tenham contribuído, tanto em relação à quantidade quanto à qualidade, ainda há muito para se fazer até se atingir o entendimento das questões referentes a atividade de produção textual escrita. Na perspectiva de participar dessa discussão, analisamos o estilo linguístico presente em consignas de produção textual escrita das séries iniciais do ensino fundamental, por entendermos que a elaboração e circulação desse gênero discursivo em sala de aula tem consequências para a reação-resposta dos alunos por meio de sua produção escrita. Apoiamo-nos nos estudos bakhtinianos sobre linguagem, língua, gêneros de discursos e texto. A pesquisa é pautada pelos pressupostos da Linguística Aplicada, com foco no ensino, e configura-se como qualitativa, de caráter documental, cujo corpus se constitui de amostras de consignas coletadas em três escolas da rede pública de ensino de um município do noroeste do Paraná/BR. A análise evidenciou que a consigna é um gênero padronizado (BAKHTIN, 2003), o que de alguma forma se coloca como impedimento para a impressão do estilo linguístico individual. Verificamos nessas consignas que, o professor é agenciado pelo papel social historicamente produzido, em cujo processo incorpora formas de dizer também socialmente instituídas. Portanto, entendemos que não se trata de escolhas linguísticas livres, mas determinadas pela esfera social em que a interação se realiza. Assim sendo, o emprego de um estilo linguístico que pende para o gênero e não para as escolhas individuais reflete relações e convenções sociais.
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