TEORIA CRÍTICA: UMA REFERÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Cristiane Magalhães Bissaco

Palavras-chave:

formação humanista, formação crítica, formação de professores

Resumo

Partindo da concepção de que a educação é “um fenômeno próprio dos seres humanos” (SAVIANI, 2012, p.11) e do entendimento de que o homem, conforme Saviani e Duarte (2010, p.422) é um ser capaz de intervir de maneira individual em diferentes situações, sendo possível que as aceite, rejeite ou transforme. Este “ser livre” mostra-se capaz de “optar e tomar decisões”. Assim, fundamentamos este ensaio em uma perspectiva de formação humanista e crítica, posto que nos pautamos no conceito de emancipação entendido aqui como o aumento do nível de conscientização, bem como da racionalidade. “Esta precisa ser inserida no pensamento e também na prática educacional.” (ADORNO, 2003, p.143).

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Publicado

29-01-2016

Como Citar

BISSACO, C. M. TEORIA CRÍTICA: UMA REFERÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 3, p. e13374, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13374. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO