O professor de Língua Portuguesa como agente de letramento em anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o uso de estratégias de leitura

Autores

  • Francisco Geimes de Oliveira Silva
  • Liduina Maria Vieira Fernandes
Agências de fomento

Palavras-chave:

Leitura. Estratégias de Leitura. Gêneros Textuais. Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a percepção de professores das séries iniciais sobre uso de estratégias de leitura pelos alunos do Ensino Fundamental (EF) em uma Escola Pública Municipal de Morada Nova/CE, em 2015. Entende-se, a princípio, que as estratégias de leitura influenciam a compreensão de textos e são os procedimentos realizados durante a atividade de leitura que facilitam a compreensão de textos ou as operações que realizamos ao abordar um texto (Cook-Gumperz, 1991; Kato, 1985; Kleiman, 1989, 1995, 1998, 2000; Solé, 1998) entre outros. Para tal empreitada, aplicamos um questionário para avaliar as estratégias de leitura trabalhadas por 10 professores de séries inicias (1ª a 4 série). Pondera-se que a habilidade de leitura é importante para qualquer discente, no entanto torna-se especialmente importante, para o aluno dessa etapa da educação básica, uma vez que facilitará o ingresso deles no Ensino Fundamental II ou mesmo nas futuras relações de trabalho. Conclui-se que o professor cumpre um papel de grande importância ao proporcionar não apenas a aprendizagem em leitura, mas também ao sugerir modelos técnicos e procedimentos que adéquam à compreensão em leitura. 

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Publicado

22-06-2016

Como Citar

DE OLIVEIRA SILVA, F. G.; VIEIRA FERNANDES, L. M. O professor de Língua Portuguesa como agente de letramento em anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o uso de estratégias de leitura. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. e13843, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13843. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM