Teoria da complexidade como facilitador de diálogo entre os saberes

Autores

  • Wellington Lima Amorim
  • Maria Aparecida Alves da Costa
  • Everaldo da Silva
  • Sandro Luiz Bazzanella
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação. Conhecimento. Fragmentação. Complexidade.

Resumo

A educação atualmente encontra-se fragilizada, tendo como referência a fragmentação dos conhecimentos.  Partindo dessa base, indagamos o seguinte: Como superar essa fragmentação de conhecimentos que a educação vem sofrendo na contemporaneidade? Em busca de soluções a esse questionamento, utilizamos uma pesquisa teórica bibliográfica que é essencial a qualquer tipo de estudo, a partir de duas obras de Edgar Morin: Os sete saberes necessários a educação do futuro (2000) e a Educação e a complexidade do ser e do saber (2011). A transdiciplinaridade prega a união dos conhecimentos fazendo com que a humanidade não seja vítima da individualização imposta pela própria sociedade. A educação de forma direta ou indiretamente é responsável pelos fatos e acontecimentos da sociedade, dessa forma, cabe aos educadores inovarem suas práticas pedagógicas, facilitando assim o desenvolvimento do espírito crítico dos cidadãos, esquecendo os valores tradicionais e buscando cada vez mais a atualização das informações a serem passadas posteriormente. A educação precisa de uma resposta rápida e corajosa para essa atualidade, onde a incerteza predomina, dando espaço a desconstrução de um ser completo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. 25ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro 4ª Edição. São Paulo: Cortez, 2001.

OLBRZYMEK, M. R. O despertar da inteireza: recriando o ser, o saber e o fazer (a educação numa abordagem holística). Blumenau: Editora da Asselvi/Nova Letra, 2001.

PETRAGLIA, Isabel. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 12ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2011.

POURTOIS, J.P. DESMET, H. A educação pós-moderna São Paulo, Loyola 1997.

XAVIER, Antônio Carlos. Como fazer e Apresentar Trabalhos Científicos em Eventos Acadêmicos. Recife: Rêspel, 2010.

Downloads

Publicado

20-06-2016

Como Citar

LIMA AMORIM, W.; ALVES DA COSTA, M. A.; SILVA, E. da; LUIZ BAZZANELLA, S. Teoria da complexidade como facilitador de diálogo entre os saberes. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. e13898, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13898. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO