As contribuições do PIBID para a formação contínua de professores do subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid-Unioeste

Autores

  • Denise Raquel Zimmer
  • Greice da Silva Castela
Agências de fomento

Palavras-chave:

PIBID, Formação de professores, Formação contínua.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para formação contínua das professoras supervisoras do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Trata-se de uma pesquisa pautada na Linguística Aplicada, cujo instrumento utilizado para a geração de dados foi a entrevista, gravada em áudio com roteiro semiestruturado, realizada com quatro professoras supervisoras do PIBID-Unioeste. A fim de compreendermos as características, organização e objetivos do referido Programa, pautamo-nos em documentos oficiais e norteadores da CAPES e do MEC. Além disso, como nosso estudo abrange, de maneira breve, o panorama histórico acerca da formação contínua no Brasil, fundamentamos nossa investigação nos seguintes autores, Candau (1999), Lima (2001), Libâneo, Oliveira, Toschi  (2003), Costa-Hübes (2008). Os resultados indicam que os objetivos do Programa estão sendo alcançados, pois as professoras supervisoras reconhecem o quanto a participação no PIBID auxiliou na formação contínua, proporcionando melhoria na prática docente.

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Publicado

06-07-2017

Como Citar

ZIMMER, D. R.; CASTELA, G. da S. As contribuições do PIBID para a formação contínua de professores do subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid-Unioeste. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. e14263, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14263. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO