Relações da literatura infanto-juvenil com outras áreas: a formação do leitor

Autores

  • Viviane Bordin-Luiz
  • Gilmei Francisco Fleck

Palavras-chave:

Leitura, Leitura Literária, Ensino de Literatura, Letramento Literário.

Resumo


Este artigo apresenta discussões e práticas de leitura da literatura em sala de aula para alunos do sexto ano do ensino fundamental, a partir das relações entre textos e objetos artísticos e culturais, tendo por base a intertextualidade, com vistas à formação do leitor literário. Esta discussão parte de um recorte na pesquisa da dissertação que está sendo desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel e tem por base o pressuposto da intertextualidade para construir propostas de letramento literário. O aporte teórico para tais considerações parte de conceitos de leitura, literatura, literatura infanto-juvenil e a experiência do pesquisador Espanhol Antonio Mendonza Fillola com a intertextualidade e a literatura comparada. 

Referências

CANDIDO. A. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

COLOMER. T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo : Global, 2007

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

COSTA, M.M. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Ibepx, 2007.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

FILLOLA, A. M. Literatura comparada e intertextualidad. Madrid: La Muralla, 1994.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakthin. São Paulo: Ática, 2008.

KLEIMAN, A. (org) Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da Leitura. Campinas: Pontes Editores, 2013

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2001.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1997.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2008.

ZUCKI, R. Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015, 160 f.

Downloads

Publicado

26-08-2016

Como Citar

BORDIN-LUIZ, V.; FLECK, G. F. Relações da literatura infanto-juvenil com outras áreas: a formação do leitor. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. 443–454, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14798. Acesso em: 18 out. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LITERATURA, LEITORES, TEXTOS PRETEXTOS E DESTERRITORIALIDADES.