Relações da literatura infanto-juvenil com outras áreas: a formação do leitor

Autores

  • Viviane Bordin-Luiz
  • Gilmei Francisco Fleck
Agências de fomento

Palavras-chave:

Leitura, Leitura Literária, Ensino de Literatura, Letramento Literário.

Resumo

Este artigo apresenta discussões e práticas de leitura da literatura em sala de aula para alunos do sexto ano do ensino fundamental, a partir das relações entre textos e objetos artísticos e culturais, tendo por base a intertextualidade, com vistas à formação do leitor literário. Esta discussão parte de um recorte na pesquisa da dissertação que está sendo desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel e tem por base o pressuposto da intertextualidade para construir propostas de letramento literário. O aporte teórico para tais considerações parte de conceitos de leitura, literatura, literatura infanto-juvenil e a experiência do pesquisador Espanhol Antonio Mendonza Fillola com a intertextualidade e a literatura comparada.

 

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Publicado

26-08-2016

Como Citar

BORDIN-LUIZ, V.; FLECK, G. F. Relações da literatura infanto-juvenil com outras áreas: a formação do leitor. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. e14798, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14798. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] LITERATURA, LEITORES, TEXTOS PRETEXTOS E DESTERRITORIALIDADES.