Pelo direito e orgulho de ser heterossexual no terceiro domingo de dezembro
Palavras-chave:
Discurso social, História, Identidade, Sexualidade.Resumo
Este texto tem como propósito abordar o livro Pelo direito e orgulho de ser heterossexual no terceiro domingo de dezembro, de autoria de Héliton Diego Lau, em que o autor busca analisar a justificativa de dois projetos de lei com vistas à instituição do Dia do Orgulho Heterossexual. Para empreender a análise, são estabelecidas considerações acerca do binarismo em língua portuguesa, bem como um panorama de como a (homo)sexualidade era percebida e vivenciada nas antigas civilizações, além de trazer para o debate a visão da (homo)sexualidade a partir de um recorte das ciências médicas e sociais e, ainda, em que medida se configuraram os discursos acerca da sexualidade na contemporaneidade. Lau elabora ainda uma reflexão de como os corpos e sua apresentação física se relacionam com a identidade de gêneros dos indivíduos, e, também, de como a questão de identidade de gêneros e sexualidades é abordada em documentos oficiais de ensino no Brasil e no Estado do Paraná. No sentido de estabelecer um contraponto, e corroborar a análise apresentada no livro de Lau, mencionamos também a abordagem de Angenot e de sua concepção acerca do conceito de “discurso social”, uma vez que se propõe a estabelecer discussões que possam ressaltar a presença constante do desentendimento entre os homens e indicam seu papel e seu valor na construção dos laços sociais.
Referências
LAU, Héliton Diego. Pelo direito e orgulho de ser heterossexual no terceiro domingo de dezembro. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. 166p.
Downloads
Publicado
11-12-2018
Como Citar
ELY, L. A. Pelo direito e orgulho de ser heterossexual no terceiro domingo de dezembro. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 3, p. 148–153, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/20968. Acesso em: 22 maio. 2022.
Edição
Seção
RESENHAS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.