Análise do livro didático: um olhar para as práticas de produção textual

Autores

Agências de fomento
Capes/CNPq

Palavras-chave:

Livro didático, produção textual, gêneros textuais.

Resumo

Apresentamos, neste estudo, sob financiamento da Capes/CNPq, uma breve análise do livro didático Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado em 2015 pela editora Saraiva e direcionado a alunos do 7º ano. Ao olhar para esse livro, procuramos responder ao seguinte questionamento: qual o posicionamento teórico adotado pelos autores, principalmente no que se refere aos encaminhamentos das produções textuais? Nosso objetivo foi verificar se havia coerência entre a concepção teórica assumida e as produções textuais propostas ao longo do livro. Para isso, fizemos um breve apanhado teórico a respeito da linguagem e do trabalho com o texto sob a ótica do interacionismo e do dialogismo, considerando o gênero como instrumento para o ensino da língua. Para tal, apoiamo-nos em autores como Bakhtin/Volochinov (2004), Bakhtin (2003), Geraldi (1993), Menegassi (2010) e Costa-Hübes (2013). Como resultado, entendemos que embora a obra não atenda completamente a uma proposta de trabalho com os gêneros discursivos, procura garantir em seus encaminhamentos uma produção (oral ou escrita) que tenha em vista a interlocução com outros sujeitos, além do professor. Entendemos que as atividades contemplam, pelo menos em parte, a concepção dialógica e interacionista da linguagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Mara Rosin de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Possui graduação em Letras - Português, inglês e espanhol pela Faculdade Vizivali(2015) e especialização em Letras - Português e Literatura pela Faculdade Internacional Signorelli(2017). Atualmente é Professora do Colégio Estadual José de Anchieta - Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Letras.

Jocielly Marques de Oliveira Citon Rozzini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). É professora concursada do estado do Paraná e ministra aulas de Português e Espanhol. Possui pós-graduação em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais em nível de especialização pela Unicesumar. Possui diploma de Espanhol como língua estrangeira no nível C2. Está cursando o Mestrado Profissional em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018).

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - atuando no Programa de Pós-graduação em Letras; no Programa de Pós-graduação - mestrado profissional - PROFLETRAS - e no Curso de graduação em Letras. Fez o Estágio Pós-doutoral pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2013), Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Lodrina - UEL (2004-2008); Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000-2002); graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1990-1993). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, com pesquisas envolvendo os temas: formação continuada de professores de Língua Portuguesa e o trabalho com os gêneros discursivos/textuais na sala aula. É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino. Atua em ações de formação continuada em Língua Portuguesa ofertadas por municípios, pelo Estado e pelo MEC. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Unioeste. Orcid Number https://orcid.org/0000-0002-9063-7982. Registro no Web of SCIENCE. Número de ID RESEARCH U-3711-2018.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação Verbal. Bakhtin, Mikhail: Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail/VOLOSHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD. Fundo Nacional de desenvolvimento da educação. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/dados-estatisticos>. Acesso em: 05 ago. 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. 7° ano. 9. ed. Reformada. São Paulo: Saraiva, 2015.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Encaminhamentos de Produção de Texto na Escola: Considerações sobre Gêneros. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 7., 2013, Fortaleza – CE. Anais do VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Fortaleza, CE: EdUECE, 2013.

Disponível em: http:// www.uece.br/posla/dmdocuments/anais_siget_7.pdf.

Acesso em: 01 ago. 2018.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Reflexões sobre os encaminhamentos de produção textual: enunciados em diálogo com outros enunciados. Anais do X Encontro do CELSUL, Cascavel: Unioeste, 2012.

GERALDI, João Wanderely. Portos de passagem. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MENEGASSI, Renilson José. Concepções de escrita. In SANTOS, Annie Rose dos; RITTER, Lilian Cristina Buzato; MENEGASSI, Renilson José (Orgs). Escrita e ensino. 2.ed. Maringá: Eduem, 2010.

PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.

Downloads

Publicado

06-09-2019

Como Citar

ROSIN DE LIMA, B. M.; DE OLIVEIRA CITON ROZZINI, J. M.; COSTA-HÜBES, T. da C. Análise do livro didático: um olhar para as práticas de produção textual. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 2, p. e22108, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22108. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO