Revelações de mulheres em narrativas: reflexões sobre HIV e gênero no campo da Linguística Aplicada

Autores

  • Linite Adma de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.
Agências de fomento

Palavras-chave:

Narrativas autobiográficas, HIV, Identidade de gênero, Mulheres.

Resumo

Compreendida a identidade como um processo de produção simbólica e discursiva (SILVA, 2014) através de práticas e interações sociais, o presente artigo é parte da pesquisa de mestrado (2015) que se justificou pelo silenciamento histórico da construção identitária da mulher nas relações de poder. Dessa forma o objetivo deste texto é apresentar as experiências de vida das mulheres participantes da pesquisa em um período de vida anterior à convivência com o HIV. Os referenciais teóricos sobre identidades sociais de gênero, linguística aplicada e HIV são: Borba (2008, 2010) e Higgins e Norton (2010). A metodologia qualitativa narrativa foi norteada pelo espaço tridimensional citado por Clandinin e Connelly (2000) para análise das narrativas autobiográficas de mulheres que vivem ou convivem com o HIV. Como resultados, constatou-se que as identidades sociais reveladas nas narrativas é de que as mulheres, antes de serem infectadas pelo HIV, tinham vínculo afetivo com a figura masculina e acreditavam que os afazeres domésticos e o cuidado com o outro eram somente suas incumbências; mostraram-se em reconstrução no processo de reflexão acerca de suas relações sociais no campo afetivo, econômico, social e pessoal. Assim, foi possível concluir que as identidades de ser mulher entrecruzam-se e o processo de construção e reconstrução faz parte do viver e que, o falar sobre HIV está imbricado nas relações e práticas sociais das pessoas bem como nas relações de gênero. Diante do exposto, este artigo compõe-se pela introdução, identidades sociais de gênero, pesquisa narrativa, narrativas das mulheres que (con)vivem com o HIV (antes da infecção a esse vírus) e considerações finais.

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Biografia do Autor

Linite Adma de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Mestre (Pós-graduação Strico-Sensu) em Linguagem, Identidade e Subjetividade (Estudos da Linguagem) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015). Possui Especialização (Pós-graduação Lato-Sensu) em Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras-Francês (2005) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.Graduada em Licenciatura Plena em Letras, habilitação Letras: Português/Francês e respectivas literaturas (2003) e de Língua Inglesa e respectivas literaturas (2005) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Formada no Curso Técnico Ensino Médio Integrado para o Magistério do Ensino Infantil e Séries Iniciais (1997). Tem experiência docente no ensino infantil e na educação das séries iniciais e alfabetização (ensino fundamental I) de crianças e adultos de escolas particulares e públicas municipais urbanas e do campo (turmas multisseriadas). Tem alguma experiência de prática docente no ensino da língua inglesa nas séries finais (ensino fundamental II) e ensino médio em escolas públicas. Tem também alguma experiência como professora de português e inglês no Ensino para Jovens e Adultos das escolas estaduais públicas (séries finais do ensino fundamental e médio). Atua como professora de língua francesa no CELEM/Francês (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) do Núcleo Regional de Ponta Grossa - Secretaria de Educação do Estado do Paraná e também como professora de língua portuguesa e literatura (portuguesa e brasileira para o ensino médio) nas séries finais (ensino fundamental II) e ensino médio regular ou técnico de escolas e colégios estaduais públicos do Núcleo Regional de Ponta Grossa - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem alguma experiência de pesquisa, enquanto discente de graduação e especialização, nos seguintes temas: exclusão na educação do espaço local, ensino/aprendizagem de línguas: materna e estrangeira (português brasileiro e língua francesa). Participou do Grupo de Estudos Abordagens Pragmáticas sobre Linguagem e Ensino e do Grupo de Estudos O papel dos Estudos de Crenças na Formação de Professores. Participa do GEPLIS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Identidades Sociais. Voltada para área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, as temáticas em processo de estudo e pesquisa são: linguagem, HIV e mulher, narrativas autobiográficas, identidades sociais de gênero, pesquisa narrativa, ensino/aprendizagem de francês e português

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Publicado

30-12-2019

Como Citar

DE OLIVEIRA, L. A. Revelações de mulheres em narrativas: reflexões sobre HIV e gênero no campo da Linguística Aplicada. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. e23615, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23615. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM