CULTURA AFRICANA NO CINEMA: LEITURA CRÍTICA DA IMAGEM DO RACISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Delton Aparecido Felipe
  • Teresa Kazuko Teruya

Palavras-chave:

Educação, Linguagem cinematográfica, Apartheid, Estudos.

Resumo

Este trabalho apresenta uma leitura crítica do conteúdo de um filme que trata

do preconceito racial. Busca responder a seguinte questão: de que maneira o cinema, ao

mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar

professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de

aula? Neste sentido, foi selecionado o filme: “Sarafina o som da liberdade”, como fonte de

pesquisa, com o objetivo de investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos

da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos Estudos

Culturais. A utilização do filme na escola, nesta perspectiva, pode ampliar a nossa

compreensão da lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar

ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-descendente.

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Publicado

11-12-2007

Como Citar

FELIPE, D. A.; TERUYA, T. K. CULTURA AFRICANA NO CINEMA: LEITURA CRÍTICA DA IMAGEM DO RACISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2716, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2716. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO