CULTURA AFRICANA NO CINEMA: LEITURA CRÍTICA DA IMAGEM DO RACISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Educação, Linguagem cinematográfica, Apartheid, Estudos.Resumo
Este trabalho apresenta uma leitura crítica do conteúdo de um filme que trata
do preconceito racial. Busca responder a seguinte questão: de que maneira o cinema, ao
mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar
professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de
aula? Neste sentido, foi selecionado o filme: “Sarafina o som da liberdade”, como fonte de
pesquisa, com o objetivo de investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos
da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos Estudos
Culturais. A utilização do filme na escola, nesta perspectiva, pode ampliar a nossa
compreensão da lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar
ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-descendente.
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