Relação fala e escrita:

uma análise dos registros ortográficos em produções escritas do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i3.27455

Palavras-chave:

Ensino, Ortografia, Linguagem

Resumo

Este artigo trata da relação entre a fala e a escrita em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental. A atividade escrita pode levar a inseguranças devido à complexa relação entre a fala e a representação gráfica de algumas palavras. Este estudo tem o objetivo de apresentar uma análise dos registros gráficos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental, a partir da descrição da natureza das ocorrências de escrita que infringem as regras ortográficas. Esta pesquisa insere-se na Sociolinguística Educacional, em que as reflexões partem dos estudos sobre variação linguística, escrita e ortografia realizados por Faraco (1994), Leal e Roazzi (2007), Morais (2007) (2009), Costa (2016), entre outros autores. Os dados analisados foram coletados em produções escritas desenvolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, visto que é nesse período que os estudantes têm os primeiros contatos com a ortografia da Língua Portuguesa. Observamos que os estudantes possuem dificuldades nas formas heterogêneas da língua, ou seja, no princípio de arbitrariedade que compõe a ortografia. Dessa forma, os dados reiteram que os índices de maior representatividade de desvios ortográficos são originários da influência da fala dos estudantes sobre a modalidade escrita, portanto, gerados devido à natureza fonético-fonológica.

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Biografia do Autor

Stefani Alves do Carmo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, sob a Linha de Pesquisa em Linguagem: práticas linguísticas, culturais e de ensino, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel/PR.

Sanimar Busse, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras e do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS – Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

ALVES DO CARMO, S.; BUSSE, S. Relação fala e escrita:: uma análise dos registros ortográficos em produções escritas do Ensino Fundamental . Travessias, Cascavel, v. 15, n. 3, p. e27455, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i3.27455. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/27455. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM