O ensino remoto e o trabalho docente em tempos de pandemia:

uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i3.27632

Palavras-chave:

Trabalho docente, pandemia, ensino remoto, precarização

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre o trabalho docente no período da pandemia Covid-19. Tendo em vista o materialismo histórico e dialético, buscamos reinterpretar a atual realidade docente colocando em evidência as dificuldades enfrentadas pelos professores devido às circunstâncias impostas pelo contexto da pandemia Covid-19. Desse modo, o objetivo é analisar criticamente o formato de ensino implantado em decorrência da pandemia apontando os desafios que emanam desse processo e que repercutem no trabalho docente. Assim, a reflexão sobre a realidade do trabalho docente nesse cenário se apresenta como a questão central desse estudo. Vivemos um tempo político de ataques constantes à educação pública, aos educadores, tempo de crise sanitária. Nesse contexto, voltamos o nosso olhar para alguns pontos que merecem destaque como a sobrecarga de trabalho de muitos professores e a profunda desigualdade de condições de acesso suscitada por essa forma emergencial de ensino que torna ainda mais notória a vulnerabilidade social. Tendo em vista o embasamento teórico que sustenta está análise, pretendemos demonstrar os desafios e as possibilidades para o exercício da docência, mesmo em um contexto contraditório. Ademais, almejamos contribuir para as reflexões sobre a temática em questão ao denotar os impactos da implementação do ensino remoto no trabalho docente.

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Biografia do Autor

Elis Regina da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2004) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é coordenadora pedagógica na Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves e professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - UFG.

Thiffanne Pereira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG - IELT) pela Universidade Estadual de Goiás (2017). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (2015) - Reconhecimento pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Pedagogia. Professora das disciplinas do Núcleo Didático-Pedagógico de cursos de Licenciatura, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (UEG). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (IFG). Pesquisadora na área da Educação Inclusiva, com ênfase na Educação Especial e na relação destas temáticas com a formação de professores e as políticas públicas educacionais.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

SILVA, E. R. da; SANTOS, T. P. dos. O ensino remoto e o trabalho docente em tempos de pandemia:: uma análise crítica. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 3, p. e27632, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i3.27632. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/27632. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO