AS TECNOINTERAÇÕES NA APRENDIZAGEM: VALORIZAÇÃO DA CULTURA E IDENTIDADE JUVENIL
Palavras-chave:
Tecnointeração, Internet, Ritualidade, Cultura, Identidade.Resumo
Este estudo analisa as tecnointerações na aprendizagem e a ritualidade desenvolvida pelos jovens na valorização de sua cultura. Destaca o que favorece as diferentes identidades juvenis na internet. Enfocamos a internet como um meio de comunicação, informação e entretenimento. A problematização surgiu na observação de um descompasso entre a orientação escolar para o uso da internet e o que os alunos utilizamem casa e em outros ambientes. Neste contexto, questiona-se a internet no ambiente escolar. Será que ela está sendo otimizada para atender as novas exigências de comunicação e interação dos alunos? O aporte teórico utilizado resgata os conceitos de comunicação, tecnointeração, sociabilidade, ritualidade, cultura juvenil, identidade e autonomia, pontuando aspectos fundamentais, como o “diálogo”, a aquisição de conceitos e a inovação da educação com a chegada dos avanços tecnológicos na re-configuração social. O universo da pesquisa foi em uma escola da cidade do Natal/RN, cuja clientela apresenta condições socioeconômicas favoráveis à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para o desenvolvimento desta pesquisa, recorreu-se a uma metodologia de trabalho científico qualitativa de grupo focal, cujos sujeitos são jovens entre 11 a 15 anos. Neste contexto, foram identificados diferentes usos e atitudes, da cultura e identidade juvenil. Entretanto, todos os sujeitos dos grupos afirmaram que é possível ampliar a utilização da internet para potencializar aprendizagens e inovações educacionais a partir de outros usos que possam ser feitos desta mídia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.