AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DO PROEJA: EM BUSCA DA INOVAÇÃO
Palavras-chave:
Evaluation, PROEJA, emancipator.Resumo
O PROEJA é um programa com caráter inovador na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, criado em âmbito federal em 2005. Por ser a avaliação escolar de grande importância para o processo ensino-aprendizagem, o presente artigo busca verificar qual é a concepção e como acontece a avaliação dos estudantes do PROEJA do CEFETBG – Bento Gonçalves. Para chegar ao proposto, realizou-se a análise dos dados obtidos através de questionários aplicados a estudantes e professores, da análise de documentos e da observação e conversas com integrantes da comunidade escolar. O artigo também contempla um pouco da história da educação de jovens e adultos e a discussão sobre a teoria da avaliação escolar nas vertentes somatória e emancipatória. Chega-se à conclusão de que o CEFET/BG trabalha com uma concepção avaliativa emancipatória e processual, porém, necessita de um trabalho mais participativo para que os alunos tenham mais conhecimento e segurança em relação à própria participação na avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.