EDUCAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO EM PROCESSOS IDENTITÁRIOS E O CONFLITO COM A LEI NA ADOLESCÊNCIA
Palavras-chave:
Educação, Adolescência, Conflito com a lei, Identidade.Resumo
O objetivo do trabalho foi realizar observações participativas em uma instituição que presta assistência a adolescentes em conflito com a lei, procurando compreender os processos nos quais se constituem a identidade dos mesmos, além de explorar qual era a concepção que esses indivíduos tinham acerca da criminalidade e da “lei”. Através dessas interações buscou-se identificar a visão que os mesmos possuem sobre os atos que cometeram, considerados sob a ótica do sistema vigente como infrações, e questionar o significado atribuído a esse fenômeno de acordo com o contexto em que vivem. As visitas à instituição foram efetuadas de junho de 2004 a julho de 2005. Os métodos utilizados foram a observação participante e anotações em diário de campo. Durante a pesquisa foi acompanhado um grupo de aproximadamente 10 adolescentes com a finalidade de observar e até mesmo participar das ressignificações das identidades dos mesmos em relação ao processo grupal. A análise dos dados obtidos indica que a concepção de “lei” assimilada por esses adolescentes corresponde às normas concretas determinadas pelo cotidiano.
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