PROCESSO DE FORMAÇÃO: LUGAR PARA APRENDER A PENSAR E A IMAGINAR OUTROS MUNDOS
Palavras-chave:
Processo de formação, Narrativas reflexivas, Auto-formaçãoResumo
Este texto tem como objetivo apresentar um ensaio reflexivo sobre o processo de formação de professores desenvolvido na Universidade Federal do Acre – Campus de Cruzeiro do Sul. Como parte da estrutura curricular deste programa, introduziu-se o PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores). Tal programa é uma proposta do MEC e, por conta do momento histórico de formação de professores que estávamos vivendo no Acre, o seu conteúdo foi incorporado ao Curso de Pedagogia posto que atende aos professores do sistema Estadual e Municipal de ensino cuja formação inicial para atuação no magistério era de Ensino Médio. Diante dessa experiência sentimos a necessidade de, na reflexão sobre a formação de tais professores, fazermos movimento de reflexão da nossa própria formação, do nosso fazer enquanto formadores e das repercussões dessa formação e desse fazer na formação de outros professores. Por outro lado, pensamos que estrategicamente o processo de formação mexe com a quietude de quem aprende envolvendo-o paulatinamente num novo processo de reflexão que inclui a possibilidades de outros mundos possíveis tanto para aquele que aprende quanto para aquele que ensina.
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