PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE DESLIZAMENTO DE COMPORTAMENTOS
Palavras-chave:
Inconsciente, Grupo, Tomada de consciência, Sofrimento.Resumo
Diante das novas concepções relativas ao paradigma da comunicação, concepções esperadas e necessárias na educação atual, encontramos professoras que, em sua prática, tem dificuldades de escutar o que o aluno lhe demanda Essas professoras foram construídas em meio a um discurso educacional opressor da mulher, que as coloca numa posição de passividade e infantilidade, postura esta que elas mantém em seus alunos. Este artigo nos traz uma experiência de mudança de postura das professoras situadas em uma escola específica a partir de um trabalho baseado na escuta e referencial da psicanálise. A partir dele propomos uma reflexão do trabalho psicanalítico no meio educacional, não como promotor da mudança de posição da mulher professora e oprimida, mas como possibilitador do deslizamento de sofrimentos que impedem uma prática mais gratificante para professores e alunos, tanto em relação às aprendizagens, como nas relações sociais na escola.
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