A conjuntura educacional em contextos fronteiriços:

uma análise sobre Guajará-Mirim (RO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i3.27940
Agências de fomento
CAPES, CNPq

Palavras-chave:

alunos bolivianos, educação fronteiriça, migração, políticas públicas educacionais

Resumo

A mobilidade na fronteira brasileira se intensificou nas últimas décadas, impulsionado, principalmente, a partir das políticas públicas do Mercado Comum do Sul. Assim, este artigo tratará do movimento de migrantes bolivianos em direção à cidade de Guajará-Mirim, localizada no estado de Rondônia (RO), na fronteira internacional com a Bolívia, com foco naqueles que vêm estudar no lado brasileiro. Para isso, o recorte temporal será nas duas últimas décadas, de 2000 a 2021, a fim de observar o comportamento e intensificações dessa mobilidade. A investigação se dedica a entender a conjuntura educacional do sistema público de ensino de Guajará-Mirim, que é receptor de alunos bolivianos, sobretudo para as questões de inserção desses estudantes, como e se as escolas têm se adaptado à realidade fronteiriça e se apresentam projetos de ensino-aprendizagem pautados na pluralidade dos alunos. Para tal, realizamos uma discussão sobre a relação entre mobilidade na fronteira e educação, como em Santos (2016), interculturalidade e multiculturalismo com Candau (2016, 2020) e Portera (2011). Aliado à bibliografia, metodologicamente nos valemos do tratamento de dados dispostos no Sistema de Registro Nacional Migratório e também questionários semiestruturados realizados nas escolas públicas locais de modo a apontar as características fronteiriças presentes na cidade de Guajará-Mirim. Também se elaborou tabelas, gráficos e mapas elucidativos da presença de bolivianos na rede de ensino. Os resultados obtidos apontam as dificuldades das instituições de ensino na efetivação de uma educação intercultural, sobretudo no tocante à língua e à própria invisibilidade do contexto fronteiriço norte nos projetos pedagógicos educacionais regionais.

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Biografia do Autor

Emerson da Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador bolsista no Programa de Iniciação Científica (PIBIC/UFRJ). Membro do Grupo Migrar Não é Delito e do Grupo de Estudos Espaço e População (GEPOP). Endereço de email: emerson.ss@ufrj.br

 

Gislene Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).
Coordena o Grupo de Estudos do Espaço e da População (GEPOP). Desenvolve a pesquisa (CNPq) sobre migração contemporânea na fronteira com o Brasil.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

DA SILVA DOS SANTOS, E.; SANTOS, G. A conjuntura educacional em contextos fronteiriços:: uma análise sobre Guajará-Mirim (RO). Travessias, Cascavel, v. 15, n. 3, p. e27940, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i3.27940. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/27940. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO