Dos clássicos da literatura às redes sociais com a produção de minicontos no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i1.28198Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Miniconto, Multiletramentos, Letramento literárioResumo
A leitura e a produção de miniconto são raramente abordadas em aulas de Língua Portuguesa e em livros didáticos. Por isso, o objetivo desta pesquisa-ação foi desenvolver e avaliar um projeto de leitura, de produção de minicontos a partir do diálogo com clássicos da literatura e de divulgação por meio de redes sociais, com 130 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de São Paulo. A pesquisa fundamentou-se na concepção bakhtiniana de linguagem; nos conceitos de multiletramentos e letramento literário; em estudos sobre o miniconto; na concepção sociocognitiva de leitura e de produção escrita. Metodologicamente, desenvolveu-se como pesquisa-ação entre os meses de maio a setembro de 2019. Resultou na produção de 360 minicontos. Espera-se que o relato desta pesquisa contribua para outros docentes que buscam práticas motivadoras de leitura dos clássicos e de produção escrita.
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