Reflexões sobre práticas de formação no curso de Pedagogia

o programa Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i2.28594

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Programa Residência Pedagógica, Formação Inicial de Professores

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão sobre as práticas de formação em um curso de licenciatura, buscando compreender o Estágio Supervisionado e o Programa de Residência Pedagógica como espaços de formação em que se instaura a interlocução sobre os ofícios do ensinar no fazer contínuo das práticas vivenciadas e refletidas na escola. Trazemos para as reflexões as contribuições do Programa Residência Pedagógica visto que um dos seus propósitos é induzir a reformulação do estágio supervisionado, tomados aqui como lócus de investigação. Assumindo como referencial as contribuições da teoria enunciativa de Bakhtin e de Clot (2007) sobre experiência profissional, buscamos uma aproximação analítico-interpretativa dos processos de intepretação de sentidos em circulação na relação de supervisão de estágio e na produção dos projetos de intervenção do programa de residência pedagógica. As reflexões evidenciam que no estágio supervisionado e na residência pedagógica o processo de formação é posto em perspectiva e questionado. Mais do que respostas, esses espaços de formação produzem indagações, explicitam contradições e limites dos processos educativos vividos na escola básica e na formação acadêmica inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Záira Bomfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santos (UFES)

Doutora em Estudos Linguístico pela UFMG. Professora do Departamento de Educação da UFES e Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB - UFES. Líder do grupo de pesquisa cnpq Mutliletramentos, leitura e textos - GEMULTE.

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo- Campus São Mateus. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Ensino e Práticas Culturais. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS (2014). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Graduada em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Possui formação no Magistério com habilitação para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como professora da Educação Infantil, como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como coordenadora de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba e na Faculdade Cenecista de Capivari. Foi professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Capivari e professora da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relações de Ensino, Educação Especial, Alfabetização, Estágio Supervisionado atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Desenvolvimento humano e Aprendizagem, Formação de Professores, Educação Fundamental, Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem, Prática de Ensino, Dificuldades de Aprendizagem, Alfabetização, Estágio Supervisionado.

Referências

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Ed. Forense-Universitária, 1981.

BAKHTIN, M. (Volochinov, V.). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

HÉBRARD, J. O Objetivo da escola é a cultura, não a vida mesma. Presença Pedagógica, [S.l.], v. 6, n. 33, p. 5-17, maio/jun., 2000.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

BOMFANTE DOS SANTOS, Z.; CRISTOFOLETI, R. de C. Reflexões sobre práticas de formação no curso de Pedagogia: o programa Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 2, p. e28594, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i2.28594. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28594. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO