Reflexões sobre práticas de formação no curso de Pedagogia

o programa Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i2.28594

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Programa Residência Pedagógica, Formação Inicial de Professores

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão sobre as práticas de formação em um curso de licenciatura, buscando compreender o Estágio Supervisionado e o Programa de Residência Pedagógica como espaços de formação em que se instaura a interlocução sobre os ofícios do ensinar no fazer contínuo das práticas vivenciadas e refletidas na escola. Trazemos para as reflexões as contribuições do Programa Residência Pedagógica visto que um dos seus propósitos é induzir a reformulação do estágio supervisionado, tomados aqui como lócus de investigação. Assumindo como referencial as contribuições da teoria enunciativa de Bakhtin e de Clot (2007) sobre experiência profissional, buscamos uma aproximação analítico-interpretativa dos processos de intepretação de sentidos em circulação na relação de supervisão de estágio e na produção dos projetos de intervenção do programa de residência pedagógica. As reflexões evidenciam que no estágio supervisionado e na residência pedagógica o processo de formação é posto em perspectiva e questionado. Mais do que respostas, esses espaços de formação produzem indagações, explicitam contradições e limites dos processos educativos vividos na escola básica e na formação acadêmica inicial.

Downloads

Biografia do Autor

Záira Bomfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santos (UFES)

Doutora em Estudos Linguístico pela UFMG. Professora do Departamento de Educação da UFES e Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB - UFES. Líder do grupo de pesquisa cnpq Mutliletramentos, leitura e textos - GEMULTE.

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo- Campus São Mateus. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Ensino e Práticas Culturais. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS (2014). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Graduada em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Possui formação no Magistério com habilitação para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como professora da Educação Infantil, como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como coordenadora de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba e na Faculdade Cenecista de Capivari. Foi professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Capivari e professora da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relações de Ensino, Educação Especial, Alfabetização, Estágio Supervisionado atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Desenvolvimento humano e Aprendizagem, Formação de Professores, Educação Fundamental, Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem, Prática de Ensino, Dificuldades de Aprendizagem, Alfabetização, Estágio Supervisionado.

Referências

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Ed. Forense-Universitária, 1981.

BAKHTIN, M. (Volochinov, V.). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

HÉBRARD, J. O Objetivo da escola é a cultura, não a vida mesma. Presença Pedagógica, [S.l.], v. 6, n. 33, p. 5-17, maio/jun., 2000.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

BOMFANTE DOS SANTOS, Z.; CRISTOFOLETI, R. de C. Reflexões sobre práticas de formação no curso de Pedagogia: o programa Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 2, p. e28594, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i2.28594. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28594. Acesso em: 28 maio. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO