A variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa do 7º ano

uma análise sob a luz da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i1.28702

Palavras-chave:

Variação linguística, sociolinguística, livro didático

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o tratamento da variação linguística em dois livros didáticos (LDs) de língua portuguesa do 7º ano, Ensino Fundamental (EF); os livros constituem a obra ‘Coleção Apoema’ e ‘Tecendo Linguagens’, respectivamente. A pesquisa está inserida na interface entre a Sociolinguística e o ensino da língua materna português, sendo esses discutidos sob a luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa e metodologia descritivo-bibliográfica. Os resultados da análise mostram que o fenômeno linguístico ‘variação’ é pouco explorado em ambos os LDs, que apesar de preconizarem uma abordagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades acaba não as contemplando efetivamente. O fato de a variação linguística ser colocada à margem de outros objetos de estudo, no âmbito escolar, limita uma série de possíveis discussões e reflexões acerca de questões relacionadas à diversidade cultural e vai de encontro à atual necessidade de se combater o preconceito linguístico. Logo, a partir da análise aqui apresentada, bem como dos estudos realizados e que a fundamentam, chama-se a atenção do mercado editorial para a apresentação de propostas didáticas que realmente integrem diferentes práticas de linguagem e experiências estéticas e interculturais, uma vez que essas consolidam o que é preconizado na BNCC, a qual serve de referência para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem com bases que dialogam entre si.

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Biografia do Autor

Samanta Kélly Menoncin Pierozan, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Letras Doutora em Letras (UCS/UniRitter – CAPES/PROSUC), Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS – CAPES/PROSUP). Bacharel em Administração/Comércio Exterior (UCS) e Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras (IFRS – Bento Gonçalves).  

Júlia Sonaglio Pedrassani , Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras - IFRS Campus Bento Gonçalves

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

MENONCIN PIEROZAN, S. K.; SONAGLIO PEDRASSANI , J. A variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa do 7º ano: uma análise sob a luz da BNCC. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 1, p. e28702, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i1.28702. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28702. Acesso em: 8 mar. 2025.

Edição

Seção

LINGUAGEM