Entre o dizer e o pensar

uma análise da fala de crianças pequenas em ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.28963

Palavras-chave:

Teoria das Implicaturas, Teoria da Mente, Linguagem, Infância

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a fala de crianças de 3 e 5 anos dentro do ambiente escolar a fim de verificar o emprego das implicaturas conversacionais na infância. Para isso, o estudo se fundamenta nos conceitos de Teoria das Implicaturas (GRICE, 1975), Teoria da Mente (SOUZA, 2006) e de significado natural e não-natural (GRICE, 1957). Com a finalidade de dar conta do objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso em que se observaram 18 horas de interações de crianças, entre 3 e 5 anos, de três turmas da Educação Infantil de uma escola no município de Venâncio Aires/RS. As observações foram registradas em um diário de campo e suas análises realizadas com base nos conceitos teóricos que alicerçam o trabalho. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados usam, de forma consciente, os implícitos em suas construções linguísticas e que reconhecem a si e aos outros em suas falas. 

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Biografia do Autor

Carolina Taís Werlang, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Estudante do Curso de Letras e bolsista de iniciação científica (BIC) da Universidade do Vale do Taquari - Univates

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Professora do Curso de Letras da Univates. Doutoranda em Linguística pela PUCRS.

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

WERLANG, C. T.; FORNECK, K. L. Entre o dizer e o pensar: uma análise da fala de crianças pequenas em ambiente escolar . Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e28963, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.28963. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28963. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM