A UNIVERSIDADE CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO ESPECÍFICO DO PROJETO “MÚSICA, POESIA E CIDADANIA”
Palavras-chave:
Responsabilidade Social, Universidade Pública, Cidadania.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever a ação de Responsabilidade Social, no sentido de formação cidadã, do Projeto de Extensão intitulado "Música, Poesia e Cidadania", proposto pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá no Paraná. A Pesquisa Descritiva foi a base para a elaboração do presente artigo, além da Pesquisa Bibliográfica que forneceu o suporte necessário para a discussão sobre a Extensão, desde o seu surgimento até a utilização de tal ferramenta nas Instituições de Ensino Superior. Utilizou-se também a Análise de Documentos ao tratar especificamente do Projeto de Extensão "Música, Poesia e Cidadania", que foi formalizado na Universidade Estadual de Maringá, em julho de 2005, através do Processo nº 1926/05. O acesso ao referido material foi possível tendo em vista que a pesquisadora é membro efetivo do Projeto, o que possibilitou também a Observação Participante, ou seja, os resultados obtidos pelo Projeto puderam ser acompanhados pela própria pesquisadora, não apenas durante a elaboração este artigo, mas desde a implantação do Projeto de Extensão "Música, Poesia e Cidadania". O objetivo da pesquisa é analisar a contribuição da Universidade Estadual de Maringá na formação do cidadão através da Extensão Universitária, utilizando como base, especificamente, o Projeto de Extensão "Música, Poesia e Cidadania". Um trabalho de conscientização e formação do cidadão através da música e da poesia poderia soar como utopia. Assim, o desafio de analisar esse projeto, o seu alcance, quais resultados estariam sendo obtidos, pareceu uma tarefa agradável e recheada de surpresas.
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