Ensino híbrido no ensino de línguas

revisão de artigos sobre o tema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29040

Palavras-chave:

ensino híbrido, metodologias híbridas, ensino de línguas

Resumo

A metodologia do ensino híbrido vem sendo considerada importante no ensino brasileiro (MORAN, 2015; 2015a; 2018), mas ainda não está estabelecida a forma mais adequada para incorporá-la com sucesso na prática docente (JOHNSON et al., 2012). O objetivo deste artigo é analisar experiências de adoção de metodologias do ensino híbrido na Educação Básica e Educação Superior, relacionadas ao ensino presencial de português, inglês e espanhol no Brasil. Utilizamos abordagem qualitativa, fazendo uma revisão narrativa de artigos científicos sobre o tema. Concluímos que a maneira como são contempladas as vantagens devidas à adoção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e dos modelos de ensino híbrido (EH), na Educação Básica e na Educação Superior, em particular na formação de docentes de Letras, pouco tem contribuído para a escolha/decisão sobre a melhor abordagem metodológica híbrida a ser aplicada no cenário do ensino presencial. Parece necessário difundir o conceito de EH para além da simples incorporação de tecnologias no ensino presencial, assim como criar uma agenda de pesquisa específica sobre o uso didático-pedagógico dos modelos de ensino híbrido, a fim de se identificar suas reais contribuições nos diversos cenários e demandas do ensino de línguas.

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Biografia do Autor

Viviane Riedner, Instituto Federal do Pará (IFPA); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Doutorado, da Univesidade Estadual do Oeste de Paraná, Unioeste. Professora de Língua Espanhola do Instituto Federal do Pará, campus Santarém.

Greice Castela Torrentes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pós-doutora em Letras pela UERJ, Doutora e Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ, especialista em espanhol instrumental para leitura pela UERJ, licenciada em Letras pela UFRJ. Professora do PPGL, do Profletras e da graduação em Letras na Unioeste, campus de Cascavel. Editora-chefe da Edunioeste.

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

RIEDNER, V.; CASTELA TORRENTES, G. Ensino híbrido no ensino de línguas: revisão de artigos sobre o tema. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e29040, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.29040. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/29040. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM