Educação e COVID-19

o ensino remoto na perspectiva discente de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Franciscana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29504
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)

Palavras-chave:

Comunicação, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

Implantado durante a pandemia da Covid-19, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) se tornou um assunto recorrente entre discentes e docentes de diversas instituições de ensino. Este é um estudo de caso da Comunicação Social que foi desenvolvido na Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria (RS) e aplicado ao grupo de discentes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo com o objetivo de compreender a aprendizagem no ERE pela visão acadêmica. Para a coleta de informações, um questionário via Google Forms foi desenvolvido e adaptado de Petermann et al. (2020) e Moreira, Henriques e Barros (2020). O questionário foi dividido em três seções para o estudo: 1) perguntas sobre o planejamento e organização dos discentes; 2) perguntas sobre as tecnologias e recursos adotados no ERE; 3) avaliação geral conduzida de como sentiram/consideraram seu processo de aprendizagem no modelo adotado. Esta investigação nos levou a compreender a perspectiva discente em relação ao Ensino Remoto Emergencial na Universidade Franciscana: um grupo discente que se adaptou – mesmo diante de adversidades – mas não gostaria de atuar novamente no modelo adotado.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique da Costa Barreto , Universidade Franciscana (UFN)

Publicitário. Aluno do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.

 

Gabriela Glória de Oliveira , Universidade Franciscana (UFN)

Aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN. Bolsista FAPERGS.

Graziela Frainer Knoll , Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Estudos Linguísticos. Professora nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Publicidade e Propaganda e Jogos Digitais na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS).

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana (UFN)

Professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, e graduação em Publicidade e Propaganda. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (UFSM), Especialista em Ciência do Movimento Humano (UFSM), e Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UNIJUÍ). Pesquisador Líder no Grupo de Pesquisa CNPq: Mídia e Processos Sócio-Culturais. Trabalha principalmente com os seguintes temas: estratégias comunicacionais, publicidade digital, educomunicação, gamificação, ensino e tecnologias.

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

BARRETO , C. H.; OLIVEIRA , G. G.; KNOLL , G.; GHISLENI, T. S. Educação e COVID-19: o ensino remoto na perspectiva discente de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Franciscana. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e29504, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.29504. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/29504. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO