A produção de sentidos sobre o livro didático e o ensino de língua portuguesa

uma análise discursiva de produções científicas nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29879

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino de Português, Educação básica, Análise discursiva, Círculo de Bakhtin

Resumo

Sabendo que o livro didático de língua portuguesa, dada sua condição complexa e multifacetada, é alvo de múltiplos olhares e posicionamentos de pesquisadores, gestores educacionais e professores quanto ao seu uso e sua eficácia no ensino de português na educação básica, objetivamos analisar, a partir do exame de produções científicas brasileiras, a produção de sentidos sobre o livro didático e seu uso no ensino de língua portuguesa no Brasil. Como fundamentação teórica, utilizamo-nos de reflexões sobre linguagem e ideologia depreendidas do Círculo de Bakhtin, assim como de trabalhos que discutem o livro didático e o ensino de português. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem interpretativa. O corpus de análise se constitui de 15 artigos científicos coletados no Portal de Periódicos da CAPES. As análises apontam que, embora tenhamos avançado no que concerne ao estabelecimento de um diálogo mais estreito com as teorias linguísticas e educacionais, os reflexos de transformações e avanços sinalizados por esses horizontes não encontram plenamente ressonâncias nas propostas de trabalho dos livros didáticos. Assim, tanto o livro didático, como o ensino de língua portuguesa são significados, na maioria das produções científicas analisadas, por meio de avaliações que indicam equívocos, falhas e problemas que persistem no tempo. As redes de dizeres e sentidos que emanam das produções científicas analisadas nos possibilitam, portanto, melhor perceber a importância e a necessidade de mantermos a discussão sobre a relação entre livro didático e ensino de português sempre aberta a novas problematizações e reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakelyne Santos Apolônio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros. Graduada em Letras/Espanhol pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar.

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e doutorado. Foi o idealizador e é o atual editor-geral da revista Diálogo das Letras. É membro do Conselho editorial das Edições UERN. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.

Referências

APOLÔNIO, Jakelyne Santos; SILVA, Nara Karolina de Oliveira; BESSA, José Cezinaldo Rocha Bessa. O tratamento do texto em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura a partir do Portal de Periódicos da CAPES. Travessias, v. 13, n. 1, p. 205–225, 2019.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BESSA, José Cezinaldo Rocha. Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores. 2016. 385f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2016.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de Língua Portuguesa e Contextos Teórico-metodológicos. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 39-46.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Textos: seleção variada e atual. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 35-47.

BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasil, s/d. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUNZEN, Clecio. Análise de livros didáticos de português no campo da linguística aplicada: possibilidades e desafios. In: GONÇALVES, Adair Vieira; SILVA, Wagner Rodrigues; GÓIS, Marcos Lúcio de Sousa. (org.). Visibilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 269-291.

BUNZEN, Clecio; ROJO, Roxane. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: COSTA VAL, Maria da Graça; MARCUSCHI, Elizabeth (org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008. p. 73-117.

CASSETTARI, Marcel Innocenti. Tipo, gênero textual e gênero do discurso: em busca de uma definição para o ensino. Diálogo das Letras, v. 01, n. 02, p. 132 - 151, jul./dez. 2012.

CAMPOS, Maria Inês Campos. Bakhtin e o ensino de língua materna no Brasil: algumas perspectivas. Conexão Letras, v. 11, n. 16, p. 123-137, 2016.

COSTA VAL, Maria da Graça; MARCUSCHI, Elizabeth. Apresentação. In: COSTA VAL, Maria da Graça; MARCUSCHI, Elizabeth. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008, p. 7-12.

DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 75-88.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Parábola Editorial, 2009.

GARCIA, Vera Lucia de Souza; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Escrita e o livro didático: uma relação com muitas faces. Travessias, v. 9, n. 3, 2015.

GERALDI. João Wanderley. Portos de Passagem. 6. ed. São Paulo: Martins, 1997.

GERALDI. João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

GERALDI, João Wanderley. Passando em revista ideias sobre o ensino de língua portuguesa: uma entrevista com João Wanderley Geraldi. Entrevista realizada por Lívia Suassuna e Rosângela Alves dos Santos Bernardino. Diálogo das Letras, v. 6, n. 1, p. 490-496, jan./jun. 2017.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano 20, n. 68, dez. 1999.

LIMA, Bruna Mara Rosin de; ROZZINI, Jocielly Marques de Oliveira Citon; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Análise do livro didático: um olhar para as práticas de produção textual. Travessias, v. 13, n. 2, p. 172–192, 2019.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARCUSHI, Luís Antônio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONISIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Angela Paiva (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 48-61.

MENDONÇA, Marina Célia. A produção textual na esfera escolar: considerações sobre a “escrita como trabalho”. Diálogo das Letras, v. 8, n. 1, p. 3-15, jan./abr. 2019.

NETO, Oliveira Miranda. O ensino de língua portuguesa por uma perspectiva interacional. Cadernos da Fucamp. v.15, n.22, p. 84-90, 2016.

OLIVEIRA, João Paulo Teixeira de. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 4, 2014. Anais... Porto: ANPAE, 2014. Disponível em: http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT4/GT4_Comunicacao/JoaoPauloTeixeiradeOliveira_GT4_integral.pdf. Acesso em 22 set. 2022.

OTA, Ivete Aparecida da Silva. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar. Curitiba, n. 35, p. 211-221, 2009.

RANGEL, Ergon. A escolha do livro didático de português: caderno de professor. Belo horizonte: Ceale, 2006.

RANGEL, Ergon. Livro didático de língua portuguesa: o retorno do recalcado. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 13- 20.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p.184-207.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

APOLÔNIO, J. S. .; BESSA, J. C. R. A produção de sentidos sobre o livro didático e o ensino de língua portuguesa: uma análise discursiva de produções científicas nacionais . Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e29879, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.29879. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/29879. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM