Patrimônio e corpo

o cine teatro São Joaquim como paisagem das emoções na cidade de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30125

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Corpo, Emoções, Cidade de Goiás

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões sobre as relações do Patrimônio com o Corpo. Assim, traçamos memórias que se entrelaçam, observando no processo a construção de novas e outras paisagens possíveis dos lugares de patrimônio e sobretudo dos entre-lugares. Tecemos narrativas e histórias desses espaços, dimensões afetivas e cognitivas, possibilitando pensar e repensar os sentidos do patrimônio. A metodologia empregada circunscreveu-se em torno do Cine Teatro São Joaquim, situado na Cidade de Goiás, patrimônio da Humanidade.
A base teórica apresentada nesse estudo encontra-se em movimento, uma vez que não se esgotam na proposta, mas possibilitam outras problemáticas. Assim, as pesquisas bibliográficas partem de textos sobre a História das emoções, dos afetos, do Patrimônio material e imaterial e suas co-relações com os significados do corpo, compreendido como objeto de estudo histórico. Destacam-se autores como: Chartier (1990), Rosenwein (2011), Sant’anna (2001), Courtine (2013) e outros. Os resultados almejados vão além da materialidade da análise do objeto, mas visa percorrer cartografias do corpo e do patrimônio na qual emergem os pensamentos, as memórias, os sentimentos, os conflitos e as impressões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neemias Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2018), Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM - SP (2009). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá - UEM- PR (2003). Atualmente é professor efetivo do Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás - UEG - GO (Campus Cora Coralina na Cidade de Goiás - Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade) com regime integral de dedicação a docência e pesquisa (RTIDP) atuando no curso de licenciatura em História e no Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio - PROMEP. Tem experiência na área de História com ênfase em História Antiga, Educação Patrimonial, Patrimônio e Visualidades. Pesquisa temas relacionados a História Militar de Roma e a recepção dos estudos Clássicos no Cinema e na televisão, O corpo no cinema e na fotografia. Trabalha com as relações da Literatura, Cinema e História no contexto Interdisciplinar, Educação do Corpo. Participa de projetos sobre: Educação, Patrimônio material e imaterial, Educação Patrimonial, Patrimônio e Visualidades, História da África, Cinema, Fotografia, História do Corpo e das Emoções, Educação, Corpo e Saúde. Participante do grupo de pesquisa: A condição corporal - PUCSP liderada pela Profª. Drª Denise Bernuzzi de Sant'Anna. É membro do grupo de pesquisa CNPq LUPA - Lugares e Patrimônios.

Referências

CHARTIER, Roger. A História Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do Corpo: As mutações do olhar: o século XXI. Petrópolis: Vozes, 2011. v. 03

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

LEÃO, Béto; BENFICA, Eduardo. Goiás no século do Cinema. Goiânia: Kelps, 1995.

NEVES, Ana Carolina Passos Aun. Sociabilidades nas salas de cinema da cidade de Goiás (1909 – 1934). 2014. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2014.

ROSENWEIN, Barbara H. História das emoções: problemas e métodos. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. É possível realizar uma história do Corpo? In: SOARES, Carmen Lúcia (org.). Corpo e História. Campinas: Autores Associados, 2001, p. 03-23.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Políticas do Corpo: elementos para uma história das práticas corporais. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.

SILVA, Monica Toledo (org.). Performances da Memória. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2013.

SOARES, Carmen Lúcia (org.). Corpo e História. Campinas: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

SILVA, N. O. da. Patrimônio e corpo: o cine teatro São Joaquim como paisagem das emoções na cidade de Goiás. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30125, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30125. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30125. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL