FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: O ENSINO DA FILOSOFIA NA PERSPECTIVA FREIREANA
Palavras-chave:
Pedagogia libertadora, filosofar, Consciência crítica, Dialética daResumo
A abordagem do ensino de Filosofia na visão teórica de Paulo Freire requer uma intensa vivência com reversibilidade na comunicação dialógica. O professor e os alunos são considerados sujeitos pensantes, produtores de idéias vinculadas à realidade concreta. Organizar essas novas idéias no pensamento se torna uma dinâmica de produção do conhecimento pelo filosofar, superando o limitado processo de transferência mecânica do conhecimento filosófico. Esta obra, a construção e a abordagem coletiva do filosofar no ensino de graduação, é o relato e a análise de uma experiência, tomando como base a tese de que é possível viver o que se pensa e, pensar o que se vive.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.