Teses e dissertações em Sociolinguística e Onomástica no PPGL

legado e vínculos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30385

Palavras-chave:

Sociolinguística, Onomástica, revisão sistemática de literatura, resumos de teses e dissertações, Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste

Resumo

A articulação das teses e dissertações defendidas entre si e com relação à missão e propósitos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste (PPGL) é um dos parâmetros de avaliação da pós-graduação brasileira utilizado pela CAPES. O objetivo deste artigo é evidenciar como as pesquisas defendidas de 2006 a 2022 nas áreas de Sociolinguística e de Onomástica estão relacionadas com a missão do PPGL e com as linhas de pesquisas “Linguagem: práticas linguísticas, culturais e de ensino” e “Estudo e descrição de fenômenos linguísticos, culturais e de diversidade”. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura mediante a qual foram selecionados 28 resumos de teses e dissertações. Os termos presentes nos resumos foram analisados qualitativamente. Considerou-se como indício de vinculação as seguintes pistas textuais: uso de um mesmo termo ou conjunto de termos em diferentes resumos e /ou uso de termos usados nos textos de descrição de missão e objetivos do Programa e/ou na descrição das linhas e nos resumos. A análise terminológica empreendida evidenciou vinculação da maioria das pesquisas à missão do PPGL voltada ao desenvolvimento acadêmico, científico, tecnológico e cultural das regiões de abrangência da instituição, considerando fenômenos linguísticos, literários, culturais e de ensino e a ambas as linhas de pesquisas. A existência de recorrência de termos usados na descrição da missão e da descrição das linhas de pesquisa revelam compartilhamento terminológico entre os resumos e a missão do programa e dos seguintes nichos de pesquisa na segunda linha de pesquisa também vinculados à missão: o estudo da variação linguística, a investigação sobre crenças e atitudes linguísticas e os estudos onomásticos. Enquanto os nichos revelam vínculos entres as pesquisas produzidas no período, o compartilhamento de termos aponta para o legado do conjunto das investigações tanto para o desenvolvimento da missão e dos propósitos do programa quanto para as futuras teses e dissertações a serem desenvolvidas no mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Sipavicius Seide, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Editora da revista Onomástica desde América Latina desde seu surgimento em 2020.Tem graduação em Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (1995), e em Letras Espanhol pela Universidade de São Paulo (1998).Mestrado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2006). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. Docente e orientadora de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste, campus de Cascavel. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Ciências do Léxico, Lexicologia, Semântica e Onomástica. É membro efetivo do GT da Anpoll Lexicologia, lexicografia e terminologia desde 2007 e vice- coordenadora do GT desde 2021. Em 2015, fez estágio pós- doutoral em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Orienta alunos de Doutorado e de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste. Membro do ICOS (International Council of Onomastic Sciences desde 2021.Vice-coordenador do Observatório de Onomástica desde 2022.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. “Lexicologia, terminologia: definições, finalidades, conceitos operacionais. In: OLIVEIRA, A. M. P. P. de; ESQUERDO A. N. (org.). As Ciências do Léxico. Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, v. 1, 2. ed. Campo Grande: ed.UFMS, 2001, p. 191-200.

BELONI, Wânia Cristiane. Um estudo sobre a fala e a cultura de ítalo-descendentes em Cascavel/PR. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade –Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.

BUTZGE, Clovis Alencar. Linguagem e identidade de pescadores do Lago de Itaipu. 2006. 264 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2006.

CAMARGO, Amanda Kristensen de. Nomes próprios no romance contemporâneo O Berro do Cordeiro em nova York: um estudo onomástico exploratório. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.

CAMARGO, Amanda Kristensen de. Entremeios do poder: da autonomeação ao nome de urna do pleito municipal de Cascavel e Ponta grossa (Paraná – BR 2020). 2022. 342 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.

CAPES. Ficha de avaliação. Brasília: CAPES, 2022, p. 1-12.

CAVALHEIRO, Quézia. Espanhol como língua de herança: um estudo das crenças e atitudes linguísticas. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

COLLING, Patricia Helena Frai. Transformações das práticas nomeadoras no município de Marechal Cândido Rondon-PR. 2022. 207 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.

CRISTINO, Tathiane. Descrição do rotacismo e do retroflexo em localidades do Oeste paranaense. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.

DALLEASTE, Ana Paula. Crenças e Atitudes linguísticas: um estudo da língua e cultura italianas em Matelândia/PR. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

FRAI, Patricia Helena. Motivações para a escolha de um segundo nome na antroponímia de rondoniense .2016, 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

FUNGUETTO, Anelí Divina. Atitudes linguísticas: um estudo na localidade paranaense de Guaíra. 2021. 203 f. Tese (Doutorado em Letras). – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.

GALLI, Michelli Cristina. Uma análise geossociolinguística das consoantes lateral linguodental e vibrante alveolar em Assis Chateaubriand/PR. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

GEREI, Nadiele Mara Hullen. Formação de áreas linguísticas no oeste do Paraná: análise da oclusiva dental e africada alveopalatal surda e sonora. 2022. 153 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.

GRESPAN, Taiana. Antroponímia de Toledo-Paraná- 1954-2004. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2014.

HITZ, Nilse Dockhorn. Crenças Linguísticas de descendentes de pomeranos em três localidades paranaenses. 2017. 211 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.

JACUMASSO, Tadinei Daniel. Diversidade linguística, cultural e políticas: estudo de uma comunidade ucraniana de Irati/PR. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009.

LUCAS, Patrícia. Os nomes comerciais em Naranjal-Paraguai. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.

MENDONÇA, Sônia Cristina Poltronieri. Crenças e Atitudes Linguísticas: Estudo na aldeia Guarani Tekoha Añetete em Diamante d’Oeste/PR. 2020. 207 f. Tese (Doutorado em Letras) –– Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

MEZAVILA, Albertina Ucranianos em Cascavel: a história, a religião e a língua. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2007.

MOSER, Fabiane. Linguagem em Itaipulândia: antes e depois de Itaipu. 2013. 219 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.

NABÃO, Rosangela Martins. O estudo de nomes próprios de nipo-brasileiros de Terra Roxa. 2006. 195 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2006.

PIZZATTO, Solange Goretti Moreira. Indícios de atitudes linguísticas de falantes brasileiros na localidade de Capanema-PR: o falar diferente na fronteira. 2020 .213 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

RECH, Gabriele Cristine. Estudo dos nomes próprios de pessoas na Libras: onomástica e linguística cognitiva em diálogo. 2022. 248 f. Tese (Doutorado em Letras) –– Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.

ROSA, Eliane Kreutz. Fatores de manutenção e regressão da língua e cultura alemãs no município de Missal, Paraná. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

SAMPAIO R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista brasileira de fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

SANTANA, Vanessa Raini de. O papel dos operadores argumentativos na demarcação de crenças e atitudes em Foz do Iguaçu. 2016. 121 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

SCHOLTZ, Adriana de Jesus. De polacos a poloneses, de problema a orgulho: trajetória das atitudes e crenças linguísticas em Virmond/PR. 2022. 206 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.

SEIDE, Márcia Sipavicius. Prenomes e sobrenomes no Brasil: uma revisão sistemática de literatura. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1704, 2022. DOI: 10.14393/DLv17a2023-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/65296. Acesso em: 3 dez. 2022.

SWALES, Jonh, M; FEAK, Cristine.B. Academic Writing for Graduate Students. Essential tasks and skills. 3. ed. Michigan: The University of Michigan, 2018.

SOUZA, Andréia Cristina de. Análise de aspectos sociolinguísticos em propagandas comerciais. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

UNIOESTE. O programa. Cascavel: PPGL, 2022. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/ppgl/sobre/o-programa/historico. Acesso em: 20 dez. 2022

UNSER, Otaviana Aparecida Baseggio. Língua, cultura e identidade em contexto de línguas em contato no município de Missal. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2006.

VESCOVI, Jéssica Paula. Prenomes e sobrenomes em Palotina-PR e em Maripá-PR: um estudo comparativo. 2015. 111 f. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

SIPAVICIUS SEIDE, M. Teses e dissertações em Sociolinguística e Onomástica no PPGL: legado e vínculos. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30385, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30385. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30385. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL