Os espaços de afeto em Regresso a casa, de José Luis Peixoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i3.30947

Palavras-chave:

Regresso a casa, José Luís Peixoto, Espaço, Topofilia

Resumo

Este trabalho objetiva investigar os espaços e quais suas relações com o eu poético na obra Regresso a casa, do poeta português contemporâneo José Luís Peixoto. O poeta José Luís Peixoto, nascido em Galveias, 1974, é um autor de grande destaque na literatura portuguesa contemporânea. Sua obra ficcional e poética consiste em dezenas de antologias, que são estudadas em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Os principais temas que permeiam a poética de Peixoto são: relações familiares, ruralidade, bem como as relações entre a subjetividade humana e a história. Com um forte caráter autobiográfico e alegórico, o poeta representa muito de Portugal e seus espaços. O espaço é, antes de tudo, humano e não deve ser entendido como forma estrutural, nem como mero elemento onde se passa a narrativa, pois os sujeitos atribuem a ele as significações mais subjetivas encontradas no recôndito de seu ser e, desse modo, é impraticável se pensar em espaço sem relacioná-lo, de alguma maneira, com um sujeito. Assim, nesta análise as relações topofílicas do eu lírico que regressa não somente à sua terra natal e espaços de outrora, mas também a si mesmo, serão mapeadas. Para prover o aporte teórico necessário para realização das análises aqui propostas são utilizados, sobretudo, as ideias de: Antonio Candido (2006), Gaston Bachelard (1978), Ozíris Borges Filho (2020), Yi-fu Tuan (1983).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laylah Yaphah Cruz, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Desenvolve pesquisas nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Literatura de língua portuguesa, com ênfase no estudo do espaço ficcional.

Douglas de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Formado em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí e Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da UEMA (gradução e mestrado em Letras). Membro do grupo de pesquisa LAMID - UEMA; também faz parte do Grupo de Pesquisa em Literatura e Cultura, da UNB. Email: doug.rsousa@gmail.com

Referências

CANDIDO, A. Crítica e Sociologia. In: CANDIDO, A. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

BACHELARD, G. A poética do espaço. Tradução de Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. 20 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

BORGES FILHO, O. Espaço & poesia: fundamentos. In: PINHEIRO, A.; BORGES FILHO, O.; PANTOJA, S. (org.). Espaço e poesia. Vinhedo: Editora Horizonte, 2020.

JUNG, C. G. Sobre sentimentos e a sombra: Sessões de perguntas em Zurique. Editora Vozes Limitada, 2015.

PEIXOTO, J. L. Regresso a casa. Porto Alegre: Dublinense, 2020.

TUAN, Y. F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

CRUZ, L. Y.; SOUSA, D. de. Os espaços de afeto em Regresso a casa, de José Luis Peixoto. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 3, p. e30947, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i3.30947. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30947. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

LITERÁRIA