APRENDIZAGEM POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSIÇÕES, TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira
Agências de fomento

Palavras-chave:

educação superior, aprendizagem por projetos, organização do ensino.

Resumo

Neste texto são apresentadas, em linhas gerais, algumas considerações sobre a
organização da docência da educação superior a partir da análise crítica das bases
epistemológicas contextual dos últimos anos, que tratam de práticas educativas desenvolvidas
por projetos, aqui denominadas de “aprendizagem por projetos”. Tendo em vista a
abrangência e a dimensão do referido tema, este trabalho se centra em algumas questões,
conforme segue: a) que teorias da educação fundamentam práticas educativas desenvolvidas
por meio de projetos? ou: que teorias da educação fundamentam práticas educativas
denominadas “aprendizagem por projetos”? b) quais os princípios que orientam o
desenvolvimento de atividades pedagógicas a partir dos projetos de aprendizagem? c) que
etapas são necessárias para a elaboração de projetos de aprendizagem? d) como devem ser
organizadas as práticas educativas diante das possibilidades do desenvolvimento de projetos
de aprendizagem na educação superior? Envolvido nesta análise, destaca posições e
possibilidades para o desenvolvimento de aprendizagem através de projetos, evidenciando
possíveis transformações conceituais processadas nos últimos anos. Aborda ainda alguns
princípios que podem contribuir com a estruturação de uma docência da educação superior
orientada por projetos de aprendizagem, considerando os passos que são necessários para a
sua elaboração. Em sua parte final, reflete com brevidade sobre processos educativos que são
organizados a partir de projetos de aprendizagem, destacando alguns elementos essenciais
sobre o tema.

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Publicado

18-03-2010

Como Citar

VIEIRA, J. de A. APRENDIZAGEM POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSIÇÕES, TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 3, p. e3115, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3115. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO