APRENDIZAGEM POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSIÇÕES, TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
educação superior, aprendizagem por projetos, organização do ensino.Resumo
Neste texto são apresentadas, em linhas gerais, algumas considerações sobre a
organização da docência da educação superior a partir da análise crítica das bases
epistemológicas contextual dos últimos anos, que tratam de práticas educativas desenvolvidas
por projetos, aqui denominadas de “aprendizagem por projetos”. Tendo em vista a
abrangência e a dimensão do referido tema, este trabalho se centra em algumas questões,
conforme segue: a) que teorias da educação fundamentam práticas educativas desenvolvidas
por meio de projetos? ou: que teorias da educação fundamentam práticas educativas
denominadas “aprendizagem por projetos”? b) quais os princípios que orientam o
desenvolvimento de atividades pedagógicas a partir dos projetos de aprendizagem? c) que
etapas são necessárias para a elaboração de projetos de aprendizagem? d) como devem ser
organizadas as práticas educativas diante das possibilidades do desenvolvimento de projetos
de aprendizagem na educação superior? Envolvido nesta análise, destaca posições e
possibilidades para o desenvolvimento de aprendizagem através de projetos, evidenciando
possíveis transformações conceituais processadas nos últimos anos. Aborda ainda alguns
princípios que podem contribuir com a estruturação de uma docência da educação superior
orientada por projetos de aprendizagem, considerando os passos que são necessários para a
sua elaboração. Em sua parte final, reflete com brevidade sobre processos educativos que são
organizados a partir de projetos de aprendizagem, destacando alguns elementos essenciais
sobre o tema.
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