Navegantes que procuram por novos mundos

oficinas de escrita criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162
Agências de fomento
Decanato de Pós-Graduação da Universidade de Brasília – DPG – UnB, (Edital DPG nº 0010/2023)

Palavras-chave:

Escrita;, Dialogismo, Ensino Médio

Resumo

As dificuldades relatadas por estudantes do Ensino Médio ao produzirem textos escritos têm sido frequentes, principalmente no contexto atual, pós-pandemia. Assim, considerando o percurso das pesquisadoras acerca do componente curricular de Língua Portuguesa, apresentamos um relato de experiência sobre oficinas de escrita criativa desenvolvidas com o objetivo de despertar o potencial de escrita autoral de alunos do Ensino Médio de uma escola pública em Águas Lindas - GO. A fim de gerar dados que demonstram a percepção dos alunos participantes em relação às aulas de Produção Textual, foi aplicado um questionário via Google Forms. O perfil desta investigação parte da concepção de linguagem como produto sócio-histórico, que se apoia em três conceitos basilares da teoria Bakhtiniana: enunciação, gêneros do discurso e dialogismo, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que delimita a necessidade de valorizar práticas pedagógicas literárias com o propósito de despertar o senso estético, o encantamento imaginativo e criativo dos estudantes, possibilitando-lhes novas experiências, conforme mostram os resultados parciais. De forma poética, relacionamos o projeto a trechos extraídos do capítulo do livro A Alegria de Ensinar (1994), do célebre educador Rubem Alves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayse Castelo Ribeiro, Universidade de Brasília - UnB

É mestranda na Universidade de Brasília – UnB, Professora na SEEDF e SEDUCE GOIÁS. Integrante do Grupo de Pesquisa SIGNO. Pesquisadora na área de leitura, alfabetização e letramento.

Weruska Karrize Soares Coutinho Furriel, Universidade de Brasília - UnB

É mestranda na Universidade de Brasília – UnB, Professora na SEEDF, Integrante do Grupo de Pesquisa SIGNO - UnB. Pesquisadora na área de leitura e produção de texto no Ensino Médio.

Ormezinda Maria Ribeiro, Universidade de Brasília - UnB

É Doutora em Linguística pela Unesp, Professora Associada da Universidade de Brasília – UnB, Pesquisadora na área de leitura, produção de textos, letramento e avaliação. Líder do Grupo de Pesquisa SIGNO - UnB.

Referências

ALVES, R. A alegria de ensinar. 3. ed. São Paulo: ARS Poética, 1994.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da tradução Marina Appenzellerl. 2. ed. São Paulo Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. [VOLOSHINOV, V]. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

COLLODEL, B.; OLIVEIRA, W. F. O poder terapêutico da escrita: quando o silêncio fala alto. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental, Florianópolis, v. 8, n. 19, p. 67-77, 2016 Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69050. Acesso em: 20 out. 2022.

GERALDI, J, W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GERALDI, J, W. (org.). O texto na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender os sentidos. Porto Alegre: Artmed, 2003.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 2007.

KOCH, I.G.V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, I.G.V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

KOCH, I. G. V; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2021.

MACEDO, A. L. M. de. Os gêneros do discurso e o dialoguismo batkhtiniano no ensino de língua materna. Guarabira: UEPB, 2012. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1478/1/PDF%20%20Aelinny%20Louise%20Meireles%20de%20Mac%C3%AAdo.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.

MORETTO, M. Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de textos. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 32, n.6. p. 87-98, jun. 2014. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/viewFile/13/13. Acesso em: 31 mar. 2023.

OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 2001.

RIBEIRO, O. M.; OLÍMPIO, R. M. Tecer textos: fios e desafios. Campinas: Pontes, 2015.

RIBEIRO, O. M. A (re)construção da identidade e da autoestima por meio da escrita: exercícios de escrita e de resistência. In: RIBEIRO, O. M.; CANTARELA, R.; RABASA, Y. (org.). Democracia, Deslocamentos e Textualidades em Contextos Latino-Americanos. Campinas: Pontes, 2022. p. 103-116.

Downloads

Publicado

29-08-2023

Como Citar

RIBEIRO, T. C.; FURRIEL, W. K. S. C.; RIBEIRO, O. M. Navegantes que procuram por novos mundos: oficinas de escrita criativa. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31162, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i2.31162. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31162. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM