Potencialidades de um curso pré-universitário popular frente ao conhecimento pedagógico de conteúdo na formação inicial de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31328
Agências de fomento
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Sul da Bahia (PROEX)

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação popular, Conhecimento pedagógico do conteúdo, ciências da natureza

Resumo

Assumindo grande importância na trajetória acadêmica dos estudantes, a extensão universitária fortalece a relação e troca de saberes entre universidade e comunidade. O estudo em questão aborda as potencialidades de um curso pré-universitário popular em relação ao conhecimento pedagógico de conteúdo, formação inicial de docentes e diálogo entre a universidade e a sociedade. Objetiva discutir a extensão universitária a partir de um estudo de caso que aborda a experiência de curso pré-universitário realizado nas instituições de ensino estaduais onde funcionam os Colégios Universitários da Universidade Federal do Sul da Bahia, vinculada ao desafio do período pós-pandemia. Embasado em princípios da educação popular de Freire e em estudos de Lee Shulman e Tardif, este estudo explora as diferentes contribuições desta ação para os conhecimentos pedagógicos do conteúdo (formação docente) e a reinvenção da universidade, tendo compromisso com a transformação social e a democratização do conhecimento.

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Biografia do Autor

Débora Schmitt Kavalek, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Possui Graduação em Química pela Universidade de Passo Fundo (1999), Mestrado em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional, UTN, Buenos Aires (2011) e Doutorado em Educação em Ciências-química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Foi professora da Educação Básica, nas áreas de ciências, química e matemática. Por 04 anos atuou no Curso de Licenciatura em Educação do campo (CEUNES/UFES). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), Campus Paulo Freire (CPF). Coordena a Pós Graduação lato sensu em Agroecologia e Educação do Campo. Está na coordenação da Residência Pedagógica em Ciências da Natureza. Atua como professora permanente no Mestrado em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS) da UFSB. Temas de pesquisa: educação do campo, ensino/educação em ciências/química, história e filosofia da ciência, interculturalidade e decolonialidade no ensino de química, metodologias no ensino de química.

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

KAVALEK, D. S. Potencialidades de um curso pré-universitário popular frente ao conhecimento pedagógico de conteúdo na formação inicial de docentes . Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31328, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i2.31328. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31328. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO