Epistemologias miúdas

acessando conhecimentos produzidos por crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31411
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB

Palavras-chave:

Crianças, Infâncias, Sociologia da Infância, Epistemologia

Resumo

As pesquisas que envolvem crianças requerem outra postura metodológica de quem as fazem, pois é necessário que a pessoa que realizará a pesquisa compreenda que as crianças são sujeitos, com suas linguagens, que intervém diretamente nos grupos sociais que estão inseridas. Pautada na Sociologia da Infância, este artigo tem por objetivo evidenciar o debate sobre a importância das pesquisas que envolvem crianças considerarem-nas como produtoras de conhecimentos e culturas com impacto direto nos territórios que habitam. Ainda porque, crianças influenciam e são influenciadas pela sociedade, não sendo passivas ao seu meio e, sim, agentes. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico que abarcou a temática. Assim, a partir das discussões apresentadas no texto, pretendemos apresentar o quão é relevante realizarmos pesquisas com e entre as crianças, numa mudança metodológica de ruptura com o adultocentrismo, que se limita às suas reflexões sobre as crianças. É importante realizar pesquisas que considerem os saberes produzidos pelas crianças a partir de escuta ativa das suas vozes e de suas muitas linguagens para não falarmos por elas e sim com elas. Para isso, tecemos um debate sobre infância e criança, no intuito de compreender as singularidades e as pluralidades que suas conceituações carregam. Também, apresentamos a escuta como forma de materialização desse outro fazer epistemológico: a construção de conhecimentos produzidos por gente de pouca idade, gente miúda que precisa ser reconhecida na sua potência.

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Biografia do Autor

Ananda da Luz Ferreira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UFBA/IFBA/UNEB), onde pesquisa narrativas de crianças que vivem às margens da BR-101, no Extremo Sul da Bahia, sobre seus modos de vida. Mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB) e especialista no Livro Para A Infância (A Casa Tombada), em ambos desenvolveu pesquisa sobre literatura de temática africana e afro-brasileira, com personagens negras e autoria negra. Pedagoga, professora, consultora, pesquisadora, mediadora de leitura e mãe da Tarsila Luz. Co-coordenadora na pós-graduação d?O Livro Para Infância e coordenadora na pós-graduação Educação e Relações Étnico-Raciais, ambas n?A Casa Tombada. Atualmente moro em Santo Antônio de Jesus no Recôncavo Baiano e venho atuando com formação de professoras e professores da Educação Básica tecendo diálogos sobre Literatura Infantil de Temática Africana e Afro-Brasileira e de autoria negra e Educação Antirracista; além de realizar curadoria de bibliotecas. Membra do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social - GPECS/CNPq e participo do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Culturas, Educação e Sociedade - GEPICES/CEFET. Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências - GEPEAC/CNPQ. Participei como membra do Pipec-Janaína Aparecida (UFSB). Atua no coletivo A Vez e A Voz da Criança e no Projeto Coreto Sonoro. Temas de pesquisa e atuação: I- Infâncias; II- Relações Étnico-Raciais; III- Literatura Infantil; IV- Educação; V- Sociologia da Infância; VI- Gênero; VII- Artes.

Ana Rita Silva Almeida Chiara, Instituto Federal da Bahia - IFBA

É Pós-doutora pela Universidade do Minho (Portugal) em Estudos da Criança, área de especialização Sociologia da Infância, onde realizou um Estágio Sênior em Pesquisa no Centro de Investigação em Estudos da Criança, dividindo-se entre Portugal, França e a Itália, desenvolvendo estudos no campo das Pesquisas com crianças. Trabalhou em projetos educacionais na Itália e frequentou cursos na Università degli Studi di Torino. Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Tem experiência acadêmica e profissional na área da Educação, atuando na formação de professores e na educação infantil. No campo da Educação Infantil, atuou como professora e coordenadora pedagógica. Foi avaliadora de curso de Pedagogia no Ministério da Educação e Cultura e professora no Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT), onde realizou pesquisa e trabalhou na implantação do Mestrado em Educação. É professora e pesquisadora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), atuando na graduação tecnológica e na pós-graduação no Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Foi membro do Conselho Editorial da Edifba e Trabalhou na gestão acadêmico-administrativa, assumindo, em 2020, o Departamento de Pós-Graduação e Qualificação do IFBA. É consultora ad hoc de Comitês Científicos e revistas nacionais e internacionais. Coordena o grupo de Pesquisa em Ensino e aprendizagem de Ciências (GEPEAC), no qual desenvolve pesquisas. Suas investigações, produções científicas e orientações têm sido direcionadas para os seguintes eixos temáticos: (1) pesquisa com criança e infância; (2) emoção e afetividade; (3) ensino e aprendizagem; (4) formação de professor. É autora dos livros: ?A emoção na sala de aula?; ?Identidade e Autonomia em crianças?; ?A vida afetiva da criança?, "Educação e Formação: diferentes contextos (org.)"; "Construção do Conheciemento: Múltiplos olhares (org)" tem também diversos artigos em revistas científicas e capítulos de livros publicados.

Herbert Toledo Martins, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social - GPECS/CNPq. Membro Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, e membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade ambos da UFSB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de conflitos ambientais, populações de beira de estrada, recursos de uso comum e estudos sobre o comum.

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

FERREIRA, A. da L.; CHIARA, A. R. S. A.; MARTINS, H. T. Epistemologias miúdas: acessando conhecimentos produzidos por crianças . Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31411, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i2.31411. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31411. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO