Miúdas epistemologies

accessing knowledge produced by children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31411
Supporting Agencies
Bahia's research Support Foundation - FAPESB

Keywords:

Children, Childhoods, Sociology of Childhood, Epistemology

Abstract

Researches involving children require a different methodological approach from those who carry them out, as it is necessary for the person who will carry out the research to understand that children are subjects, with their languages, who intervene directly in the social groups they are part of. Based on the Sociology of Childhood, this article aims to highlight the debate on the importance of research involving children considering them as producers of knowledge and cultures with a direct impact on the territories they inhabit. Also because children influence and are influenced by society, not being passive in their environment, but agents. For this, a qualitative bibliographical research was carried out that covered the theme. Thus, from the discussions presented in the text, we intend to present how relevant it is to carry out research with and among children, in a methodological change of rupture with adultcentrism, which is limited to their reflections on children. It is important to carry out research that takes into account the knowledge produced by children from active listening to their voices and their many languages so that we do not speak for them, but with them. For this, we weave a debate about childhood and children, in order to understand the singularities and pluralities that their conceptualizations carry. We also present listening as a way of materializing this other epistemological practice: the construction of knowledge produced by young people, small people who need to be recognized for their power.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ananda da Luz Ferreira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UFBA/IFBA/UNEB), onde pesquisa narrativas de crianças que vivem às margens da BR-101, no Extremo Sul da Bahia, sobre seus modos de vida. Mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB) e especialista no Livro Para A Infância (A Casa Tombada), em ambos desenvolveu pesquisa sobre literatura de temática africana e afro-brasileira, com personagens negras e autoria negra. Pedagoga, professora, consultora, pesquisadora, mediadora de leitura e mãe da Tarsila Luz. Co-coordenadora na pós-graduação d?O Livro Para Infância e coordenadora na pós-graduação Educação e Relações Étnico-Raciais, ambas n?A Casa Tombada. Atualmente moro em Santo Antônio de Jesus no Recôncavo Baiano e venho atuando com formação de professoras e professores da Educação Básica tecendo diálogos sobre Literatura Infantil de Temática Africana e Afro-Brasileira e de autoria negra e Educação Antirracista; além de realizar curadoria de bibliotecas. Membra do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social - GPECS/CNPq e participo do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Culturas, Educação e Sociedade - GEPICES/CEFET. Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências - GEPEAC/CNPQ. Participei como membra do Pipec-Janaína Aparecida (UFSB). Atua no coletivo A Vez e A Voz da Criança e no Projeto Coreto Sonoro. Temas de pesquisa e atuação: I- Infâncias; II- Relações Étnico-Raciais; III- Literatura Infantil; IV- Educação; V- Sociologia da Infância; VI- Gênero; VII- Artes.

Ana Rita Silva Almeida Chiara, Instituto Federal da Bahia - IFBA

É Pós-doutora pela Universidade do Minho (Portugal) em Estudos da Criança, área de especialização Sociologia da Infância, onde realizou um Estágio Sênior em Pesquisa no Centro de Investigação em Estudos da Criança, dividindo-se entre Portugal, França e a Itália, desenvolvendo estudos no campo das Pesquisas com crianças. Trabalhou em projetos educacionais na Itália e frequentou cursos na Università degli Studi di Torino. Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Tem experiência acadêmica e profissional na área da Educação, atuando na formação de professores e na educação infantil. No campo da Educação Infantil, atuou como professora e coordenadora pedagógica. Foi avaliadora de curso de Pedagogia no Ministério da Educação e Cultura e professora no Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT), onde realizou pesquisa e trabalhou na implantação do Mestrado em Educação. É professora e pesquisadora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), atuando na graduação tecnológica e na pós-graduação no Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Foi membro do Conselho Editorial da Edifba e Trabalhou na gestão acadêmico-administrativa, assumindo, em 2020, o Departamento de Pós-Graduação e Qualificação do IFBA. É consultora ad hoc de Comitês Científicos e revistas nacionais e internacionais. Coordena o grupo de Pesquisa em Ensino e aprendizagem de Ciências (GEPEAC), no qual desenvolve pesquisas. Suas investigações, produções científicas e orientações têm sido direcionadas para os seguintes eixos temáticos: (1) pesquisa com criança e infância; (2) emoção e afetividade; (3) ensino e aprendizagem; (4) formação de professor. É autora dos livros: ?A emoção na sala de aula?; ?Identidade e Autonomia em crianças?; ?A vida afetiva da criança?, "Educação e Formação: diferentes contextos (org.)"; "Construção do Conheciemento: Múltiplos olhares (org)" tem também diversos artigos em revistas científicas e capítulos de livros publicados.

Herbert Toledo Martins, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social - GPECS/CNPq. Membro Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, e membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade ambos da UFSB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de conflitos ambientais, populações de beira de estrada, recursos de uso comum e estudos sobre o comum.

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. Coleção Femininos Plurais. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ALVES, Rubens. Essencial: 300 pílulas de sabedoria. 1. ed. São Paulo: Planeta, 2015.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BARROS, Manoel de. Poemas concebidos sem pecado e face imóvel. 1. ed. São Paulo: Grupo Companhia das Letras, Alfaguara, 2016.

BELLONI, Maria Luiza. O que é sociologia da infância?. Campinas: Autores Associados, 2009.

BONILHA, Ana Lúcia Lourenzi; STEFANELLI, Maguida Costa. Criança miúda:o cotidiano do cuidar no contexto familiar. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, v. 20, n. especial, p. 22-36, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BUENO, Marcelo Cunha. No chão da escola: por uma infância que voa. Cachoeira Paulista: Editora Passarinho, 2018.

CABANELLAS, Maria Isabel; ESVALA, Clara; ESVALA, Juan José; POLONIO, Raquel. Ritmos infantis: tecidos de uma paisagem interior. São Paulo: Pedro & João, 2020.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6ed. São Paulo: Contexto, 2017

CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Porto Alegre-RS: Artmed, 2011.

CHILDREN, Reggio. Mostra Sconfinamenti – Atravessando Fronteira: encontros com sujeitos vivos / paisagens digitais / Reggio Chidren; tradução Thais Helena Bonini; revisão técnica Leticia Chaves Monteiro. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2020.

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Simpósio Internacional: formação de educadores em arte e pedagogia. Universidade Mackenzie, 15 a 17 de outubro de 2015. São Paulo: Terracota Editora, 2015.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Penso, 2019.

DELGADO, Ana Cristian Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da Infância: pesquisa com crianças. Revista Educ. Soc. Campinas, v. 26, n. 91, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GdNZMSwhJTXwFJ3RhbfYjpJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 22 abr. 2023.

ESCOBAR, Arturo. Territorios de diferencia: la ontología política de los “derechos al territorio”. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente. UFPR, v. 35, p. 89-100, dez. 2015.

ESCUTAR. In: Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa Michaelis. [On-line]. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/escutar/ Acesso em: 07 nov. 2021.

ESCUTAR. In: Dicionário Brasileiro. [On-line]. Disponível em: https://www.dicio.com.br/escutar/. Acesso em: 07 nov. 2021.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura. Campinas: Cortez, Editora UNICAMP, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2019.

FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escuta antropológicas e poéticas das infâncias. 1. ed. São Paulo: Panda Books, 2020.

GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Linguagens infantis: convite à leitura. In: GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014.

HOOKS, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Editora Elefante, 2019.

JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MALAGUZZI, Loris. Ao contrário, as cem existem. In: HOYUELOS, Alfredo. A estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi. 1. ed. São Paulo: Fhorte, 2020.

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes. Sociologia da Infância e Educação Infantil: à procura de um diálogo. Revista do Centro de Educação, v. 42, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1171/117150748012/html/. Acesso em: 22 abr. 2023.

MIÚDA. In: Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa Michaelis. [On-line]. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/miuda/. Acesso em: 07 nov. 2021.

MORAES, Vinícius; POWELL, Baden. Samba da Benção. Composta em 1967. In: Vinicius. Elenco. São Paulo: Tonga Editora Musical LTDA 1967.

NIMRICHTER, Ana Clara. O que (quase) não se vê: olhares de infâncias na natureza. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2020.

OLIVEIRA, Fabiana de; SILVEIRA, Débora de Barros. Sonia Kramer. In: ABRAMOWICZ, Anete (org.). Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias. São Carlos: EdUFSCAR, 2015.

OLIVEIRA, Maíra Caroline Defendi; LISINGEN, Irlan von. Alternativas epistêmicas emergentes na ciência e seu ensino a partir do sul global. Revista Perspectiva, v. 39, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/67902. Acesso em: 22 abr. 2023.

ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Da Crianças, 1959. Disponível em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cgvs/usu_doc/ev_ta_vio_leg_declaracao_direitos_crianca_onu1959.pdf. Acesso em: 22 abr. 2023.

PIANA, Maria Cristina; BEZERRA, Mayara Simon. Marcas na infância: o poder do adulto sobre a criança e a violência sexual. Revista Libertas, Juiz de Fora, v. 19, n. 1, p. 200-212, jan./jul. 2019.

PONZIO, Eloisa; PACHECO, José. Reggio Emilia e Ponte: a gênese de novas construções sociais de aprendizagem. São Paulo: Edições Mahatma, 2019.

RAMOSE, Mogobe B. Sobre a Legitimidade e o Estudo da Filosofia Africana. Tradução Dirce Eleonora Solis, Rafael Medina Lopes e Roberta Ribeiro Cassiano. Ensaios Filosóficos. Volume IV. outubro/2011.

REIS, Maurício de Novais. Ensino de filosofia: do universo eurocêntrico ao pluriverso epistêmico. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.

SANTIAGO, Flávio; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Da descolonização do pensamento adultocêntrico à educação não sexista desde a creche: por uma pedagogia não violenta. In: TELES, Maria Amélia de Almeida; SANTIAGO, Flávio; FARIA, Ana Lúcia Goulart (org.). Por que a creche é uma luta das mulheres? Inquietações femininas já demonstram que as crianças pequenas são de responsabilidade de toda a sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula; NUNES, João Arriscado. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistémica do mundo. In: SANTOS, B. S. (org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SARMENTO, Manuel J. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: MARTINS FILHO, A. J.; PRADO, P. D. (org.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

TEBET, Gabriela. Desemaranhar as linhas da infância: elementos para uma cartografia. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela. Infância & Pós-estruturalismo. 2. ed revisada. São Carlos-SAP: Pedro & João Editores, 2019.

Published

29-08-2023

How to Cite

FERREIRA, A. da L.; CHIARA, A. R. S. A.; MARTINS, H. T. Miúdas epistemologies: accessing knowledge produced by children. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31411, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i2.31411. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31411. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

EDUCAÇÃO