Mergulhando no McLanche Feliz

uma aventura dialógica em um mar de signos

Autores

  • Paulo Henrique Bonfim Scheidegger Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Cristhiane Ferreguett Universidade do Estado da Bahia - UNEB https://orcid.org/0000-0001-7331-0876

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.31745
Agências de fomento
Programa Institucional de Iniciação Científica (PICIN) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Bakhtin, Discurso publicitário, Cyber-infância, McLanche Feliz

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica – IC, desenvolvida durante o curso de graduação em Letras Inglês, nos anos de 2021 e 2022, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Objetivou-se com esta pesquisa analisar discursivamente uma campanha publicitária do Mc Lanche Feliz, da Rede McDonald’s, divulgada através do canal McDonald’s Brasil, via plataforma Youtube, no primeiro semestre de dois mil e vinte e um. Para isso, observou-se a construção do discurso publicitário voltado para o público infantil utilizado na campanha Mergulhando no McLanche Feliz (2021). A metodologia adotada para a análise dos enunciados verbo-visuais presentes na campanha seguiu os postulados teóricos do Círculo de Bakhtin (2018), bem como o esquema analítico-metodológico elaborado por Ferreguett (2014). Além disso, discutiu-se também os conceitos de cyber-infância (Levin, 2007; Girão, 2018) e consumismo (Bauman, 2008). A partir das análises, concluiu-se que a equipe de marketing do McLanche Feliz está atenta não apenas ao universo das crianças, como também a elementos discursivos como a interação, a enunciação e a semiótica na composição de sua propaganda. Descobriu-se também que há uma tendência da empresa na redução do tempo de duração do vídeo comercial sem que ocorra perda de aceitabilidade do conteúdo exibido.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Bonfim Scheidegger, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - Campus X. Desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica no período de 2021 a 2023. Foi monitor voluntário do Projeto de Extensão "Sala de Inglês e Conversation Club" (2020) na mesma instituição. Foi monitor bolsista de ensino no componente "Núcleo de Estudos Interdisciplinares II" no curso de Letras Inglês (UNEB X) em 2019. Tem interesse em ensino e aprendizagem de língua inglesa, fonética e fonologia, formação de professores de inglês e teoria Bakhtiniana.

Cristhiane Ferreguett, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUCRS (2014), Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2008), Especialista em Linguística Aplicada à Produção de Texto (2000), Pós-graduada em Psicopedagia (1999) e licenciada em Letras Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (1995). Integra, como pesquisadora, os grupos Tessitura: vozes em (Dis)curso e Enunciação em Perspectiva e o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens - GEICEL ? certificados pelo CNPQ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada à Produção de Textos; Análise do Discurso e Enunciação. Atua principalmente nos seguintes temas: discurso, produção discursiva, gêneros do discurso, enunciação, mídia e publicidade infantil. Faz parte, desde 2013, da Rede Brasileira Infância e Consumo - REBRINC, uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo. Ocupa a Cadeira n° 03 na Academia Teixeirense de Letras - ATL, desde 2016Letras de Teófilo Otoni desde 2023. Faz parte do Comitê do Observatório de Publicidade de Alimentos do Instituto de Defesa do Consumidor - OPA/IDEC desde 2019.

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

SCHEIDEGGER, P. H. B.; FERREGUETT, C. Mergulhando no McLanche Feliz: uma aventura dialógica em um mar de signos. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 1, p. e31745, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i1.31745. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31745. Acesso em: 27 abr. 2024.