Mergulhando no McLanche Feliz
uma aventura dialógica em um mar de signos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.31745Palavras-chave:
Bakhtin, Discurso publicitário, Cyber-infância, McLanche FelizResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica – IC, desenvolvida durante o curso de graduação em Letras Inglês, nos anos de 2021 e 2022, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Objetivou-se com esta pesquisa analisar discursivamente uma campanha publicitária do Mc Lanche Feliz, da Rede McDonald’s, divulgada através do canal McDonald’s Brasil, via plataforma Youtube, no primeiro semestre de dois mil e vinte e um. Para isso, observou-se a construção do discurso publicitário voltado para o público infantil utilizado na campanha Mergulhando no McLanche Feliz (2021). A metodologia adotada para a análise dos enunciados verbo-visuais presentes na campanha seguiu os postulados teóricos do Círculo de Bakhtin (2018), bem como o esquema analítico-metodológico elaborado por Ferreguett (2014). Além disso, discutiu-se também os conceitos de cyber-infância (Levin, 2007; Girão, 2018) e consumismo (Bauman, 2008). A partir das análises, concluiu-se que a equipe de marketing do McLanche Feliz está atenta não apenas ao universo das crianças, como também a elementos discursivos como a interação, a enunciação e a semiótica na composição de sua propaganda. Descobriu-se também que há uma tendência da empresa na redução do tempo de duração do vídeo comercial sem que ocorra perda de aceitabilidade do conteúdo exibido.
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