Diving into your happy meal

a dialogical adventure in a sea of signs

Authors

  • Paulo Henrique Bonfim Scheidegger Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Cristhiane Ferreguett Universidade do Estado da Bahia - UNEB https://orcid.org/0000-0001-7331-0876

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.31745
Supporting Agencies
Programa Institucional de Iniciação Científica (PICIN) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Keywords:

Bakhtin, Advertising discourse, Happy Meal, Cyber-childhood

Abstract

This article is the result of an undergraduate research developed during the under graduation course in Language and Arts between 2021 and 2022, at the University of State of Bahia (UNEB). It aimed discursively analyze a Happy Meal commercial produced by McDonalds, distributed via McDonald’s Brasil YouTube channel in the first semester of 2021. It observed the construction of the advertising discourse directed to children’s audience. The methodology used to analyze the verb-visual texts present in the campaign followed the theoretical contributions of Bakhtin Circle (2018), as well as the analytical-methodological scheme elaborated by Ferreguett (2014). In addition, it also discussed concepts such as cyber childhood (Levin, 2007; Girão, 2018) and consumerism (Bauman, 2008). From the analysis, it concluded that the McDonald’s marketing team is not only watchful on the children’s interests, as also they are attentive on discursive elements like interaction, enunciation and semiotics, for example, and by that, they can compose their advertising. This research discovered that there is a tendency from McDonald’s in reducing the commercial’s video long time without losing the acceptance of the exhibited content.

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Author Biographies

Paulo Henrique Bonfim Scheidegger, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - Campus X. Desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica no período de 2021 a 2023. Foi monitor voluntário do Projeto de Extensão "Sala de Inglês e Conversation Club" (2020) na mesma instituição. Foi monitor bolsista de ensino no componente "Núcleo de Estudos Interdisciplinares II" no curso de Letras Inglês (UNEB X) em 2019. Tem interesse em ensino e aprendizagem de língua inglesa, fonética e fonologia, formação de professores de inglês e teoria Bakhtiniana.

Cristhiane Ferreguett, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUCRS (2014), Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2008), Especialista em Linguística Aplicada à Produção de Texto (2000), Pós-graduada em Psicopedagia (1999) e licenciada em Letras Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (1995). Integra, como pesquisadora, os grupos Tessitura: vozes em (Dis)curso e Enunciação em Perspectiva e o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens - GEICEL ? certificados pelo CNPQ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada à Produção de Textos; Análise do Discurso e Enunciação. Atua principalmente nos seguintes temas: discurso, produção discursiva, gêneros do discurso, enunciação, mídia e publicidade infantil. Faz parte, desde 2013, da Rede Brasileira Infância e Consumo - REBRINC, uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo. Ocupa a Cadeira n° 03 na Academia Teixeirense de Letras - ATL, desde 2016Letras de Teófilo Otoni desde 2023. Faz parte do Comitê do Observatório de Publicidade de Alimentos do Instituto de Defesa do Consumidor - OPA/IDEC desde 2019.

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Published

01-03-2024

How to Cite

SCHEIDEGGER, P. H. B.; FERREGUETT, C. Diving into your happy meal: a dialogical adventure in a sea of signs. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 1, p. e31745, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i1.31745. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31745. Acesso em: 12 may. 2024.

Issue

Section

LINGUAGEM