Residência Pedagógica

formação e vivências de residentes e preceptores no ambiente virtual e nas redes sociais

Autores

  • Raquel Rosan Christino Gitahy Universidade do Oeste Paulista - Unoeste; Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos Universidade do Oeste Paulista - Unoeste https://orcid.org/0000-0002-9178-7325

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i3.31906
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

ambiente virtual, formação docente, residência pedagógica

Resumo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mantém um programa intitulado “Residência Pedagógica”, que objetiva inserir licenciandos nas escolas públicas para se ambientarem no meio escolar e iniciar seu processo de regência docente. Considerando que os processos educativos se utilizam cada vez mais da tecnologia e que discentes e docentes fazem uso constante dos meios digitais de informação e comunicação, a presente pesquisa objetivou refletir sobre o processo de interação dos integrantes do programa de Residência Pedagógica em uma Universidade no ambiente virtual “Aprender” e nas redes sociais. Nos embasamos na metodologia qualitativa e nos utilizamos da pesquisa-ação. Os resultados evidenciaram que os ambientes virtuais de formação proporcionaram intercâmbios de experiências vivenciadas entre a equipe do programa, tornando a aprendizagem colaborativa e significativa, e proporcionando visibilidade de todo o percurso.

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Biografia do Autor

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste; Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista. Avaliadora de cursos do MEC-INEP

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Graduada em Licenciatura em Pedagogia em 2003, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Mestre (2007) e Doutora (2014) em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Psicopedagogia Institucional. Realiza Pós-Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na graduação e no mestrado e do Programa de apoio à educação especial (PROESP/CAPES) no doutorado. Atuou na Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) como Assessora Técnico-Acadêmica, Procuradora Institucional, Coordenadora Adjunta no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação, em 2017. É docente da Unoeste desde agosto de 2014 e foi Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) nesta instituição de 2018 a 2022. É Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) em que atualmente também é Vice-Coordenadora. É voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

GITAHY, R. R. C.; SANTOS, D. A. do N. dos. Residência Pedagógica: formação e vivências de residentes e preceptores no ambiente virtual e nas redes sociais . Travessias, Cascavel, v. 17, n. 3, p. e31906, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i3.31906. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31906. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO