Princípios da gestão democrática na organização dos Institutos Federais

um olhar a partir do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) https://orcid.org/0000-0003-3156-8590
  • Amanda Regina Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0002-5531-9946

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.31972
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Gestão democrática, Participação

Resumo

As instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), representadas neste estudo pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), procuram centrar suas gestões nos princípios democráticos. Diante desse pressuposto, neste estudo são analisados princípios de gestão democrática presentes nos IFs e suas implicações em suas organizações. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, orientada pela abordagem qualitativa e foi produzido por meio de um estudo de caso incluindo a pesquisa bibliográfica e análise documental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Nele consta o percurso metodológico, discorre sobre a emergência do princípio de gestão escolar democrática, aborda a gestão das instituições de ensino de EPT, os desafios e perspectivas da gestão nos IFs e, por fim, apresenta as considerações finais. Constatou-se que mesmo com a instituição da gestão escolar democrática nos IFs, ainda permanecem os desafios postos de implementação de ações democráticas e pedagógicas que promovam nova postura educacional. A gestão democrática não pode ser uma via de mão única, mas um compromisso de todos os envolvidos na construção coletiva de projetos que promovam uma educação emancipadora e transformadora.

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Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000), Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988) e Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Amanda Regina Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Aluna do curso Formação pedagógica IFRS/Sertão. Mestre em Administração nível (stricto sensu) pela Universidade de Passo Fundo PPGAdm/UPF. Bacharel em Administração, foi bolsista do Programa de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic/UPF). Tem experiência na área de Administração, com ênfase para arranjos organizacionais, estratégia cooperativa, cooperativismo, Desenvolvimento territorial e Indicações Geográficas.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI, Pós-doutorado (em andamento) na Universidade do Minho - PT. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). É participante do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas" e atua nos seguintes temas: formação de professores - políticas educacionais - currículo.

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Publicado

27-01-2024

Como Citar

VIEIRA, J. de A.; LEITE, A. R.; VIEIRA, M. M. M. Princípios da gestão democrática na organização dos Institutos Federais: um olhar a partir do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 1, p. e31972, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i1.31972. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31972. Acesso em: 27 abr. 2024.