O CINEMA, A RESISTÊNCIA ARMADA E A DITADURA MILITAR NO ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Mídia na Educação, Ensino de História, Cinema, Ditadura Militar.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir os filmes Lamarca (1994) de Sérgio Resende e Oque é isso companheiro? (1997) Bruno Barreto, com intuito de aplicar a sua narrativa no ensino dehistória para tratar da resistência armada à ditadura militar. O cinema, de alguma forma, é inserida
na educação escolar pelos professores no ensino de história. Com base na proposta de Marc
Ferro, refletimos sobre as seguintes questões: por que utilizar esses filmes em sala de aula para
tratar da resistência armada? De que maneira eles podem contribuir no processo de ensino e de
aprendizagem? Defendemos que utilizar a narrativa fílmica no ensino e aprendizagem de história
pode ser proveitoso, pois propicia a educação para a mídia, bem como favorece a memória em
detrimento do presentismo, muito freqüente na sociedade atual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.